O novo Volkswagen Polo 2023 foi lançado nesta segunda-feira (19) com mudanças visuais e uma nova combinação de motor e câmbio. Porém, a principal novidade é a redução de preços nas versões Comfortlihe e Highline.
A Comfortline foi de R$ 108.990 na linha 2022 para R$ 102.990 na 2023. Já a tabela da Highline caiu de R$ 116.990 para R$ 109.990. Ambas têm motor 1.0 turbo.
A maior redução, de R$ 7 mil, foi para a versão Highline. O Polo chega ainda nas versões MPI (R$ 82.990) e TSI (R$ 92.990).
A primeira mantém o motor 1.0 aspirado de 84 cv e a segunda traz o 1.0 turbo, que teve a potência máxima reduzida de 128 cv para 116 cv e o torque de 20,4 kgfm para 16,8 kgfm – a nova calibragem agora é usada em todas as configurações turbinadas do Polo.
As configurações MPI e TSI têm câmbio manual de cinco velocidades. Já a Comfortlihe e a Highline trazem a transmissão automática de seis marchas.
Além da perda de potência e torque, a motorização 1.0 turbo do Polo 2023 perde coisas como os freios a disco nas rodas traseiras. O sistema passa a ser a tambor em toda a gama. As suspensões atrás continuam por eixo de torção.
O motor 1.0 mais potente e os discos nas quatro rodas passam a ser oferecidos apenas nos SUVs Nivus e T-Cross.
A principal mudança na dianteira fica por conta do para-choque. Grade e faróis trazem leves alterações também. Os faróis são de LEDs desde as versões mais básicas e as lanternas trazem nova assinatura noturna. Além disso, o Polo traz ainda novas entradas USB do tipo C. São duas na frente e duas para os passageiros de trás.
Na traseira, em vez de utilizar as lanternas do modelo europeu, que invadem a tampa do porta-malas, a Volkswagen do Brasil optou por manter o formato da peça e modificar apenas o arranjo interno e a lente. O para-choque passa a abrigar o refletor, antes presente nas próprias lanternas.
Na cabine, mudanças ainda mais discretas. Bancos foram redesenhados e recebem um novo padrão de tecido. Já o painel traz textura em alto relevo.
Há ainda ar-condicionado digital sensível ao toque, carregador de celular por indução e novas funcionalidades na central multimídia VW Play – com tela de 10,25″. Entre elas, o sistema que mostra se é melhor abastecer com etanol ou gasolina.
Veja abaixo os equipamentos de cada versão do Polo 2023:
MPI: airbags laterais, faróis de LED, calotas de 15 polegadas, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, comandos de som no volante, sistema de monitoramento de pressão dos pneus e vidros elétricos dianteiros. Motor 1.0 aspirado de três cilindros de 84 cv e 10,3 kgfm e câmbio manual de cinco marchas;
TSI: itens da versão MPI + rodas de liga leve de 15 polegadas, quadro de instrumentos digital de 8 polegadas, vidros elétricos traseiros, retrovisores com ajustes elétricos, sensor de estacionamento traseiro e motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm com câmbio manual de cinco marchas;
Comfortline: itens da versão TSI + controle de velocidade, acesso por chave presencial, partida por botão e câmbio automático de seis marchas com trocas no volante;
Highline: itens da versão Comfortline + rodas de 16 polegadas, bancos de couro, quadro de instrumentos digital de 10 polegadas, carregador de celular por indução, ar-condicionado digital, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático, sensor de chuva e central multimídia VW Play