Ícone do site Rápido no Ar

Virada Cultural – Veja as atrações limeirenses que farão parte do projeto

Cerca de 40 apresentações culturais compõem o cenário diversificado da Virada Cultural Paulista que acontece em Limeira, nos dias 20 e 21 de maio, tendo como um dos seus espaços principais o Parque Cidade. Além dos shows já divulgados para o palco externo, que incluem U2 Cover de Limeira, Palhaça Rubra, Caju e Castanha, Marcelo Jeneci, Tulipa Ruiz, Dinho Machado, As Bahias e a Cozinha Mineira e Lenine, muitas alternativas serão oferecidas ao público da cidade. A realização é do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura do Estado e Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), em parceria com a Prefeitura.

Segundo o prefeito Mário Botion, todas as secretarias municipais estão mobilizadas também para o êxito da Virada. “Estamos muito empolgados com a realização desse projeto na nossa cidade, reconhecendo sua importância para que o nosso público esteja inserido nesta maratona maravilhosa de cultura que será oferecida para a população”, afirmou.

PUBLICIDADE

ATRAÇÕES LIMEIRENSES
No palco 2, localizado também no Parque Cidade, disponível para que mais músicos limeirenses estejam dentro da Virada, estarão Laranja Oliva, Nação Nesta, Eu, a Véia e os Caras e Galho da Limeira, no sábado. Passarão pelo palco no segundo dia de atividades, VigárioZ Crod Alien, Pandemya e Trio Patinhas.

Entre as apresentações teatrais incluídas por meio do edital municipal da Virada, classificaram-se os espetáculos Breu, com a Cia. Pêlo de Gato Preto, e Cordel, com a Cia. Teatral Procênio. Pelo mesmo edital, mas para dança, participa o grupo Harmonia de Dança.

Um ponto destacado pelo secretário de Cultura, José Farid Zaine é em relação ao apoio “fundamental” dos espaços de cultura que trarão ações de muito bom gosto que “rechearão ainda mais a programação eclética e intensa da Virada”. Além do Parque Cidade, Teatro Vitória e Anfiteatro da Biblioteca Municipal Professor João de Sousa Ferraz, são parceiros na programação da Virada a Casa da Esquina (Boa Vista), Espaço Cultura (Boa Vista), Espaço Núcleo (Centro) e Maria Alice Espaço Cultural (Centro). “Cada um desses lugares preparou suas próprias atrações, todas oferecidas também gratuitamente à população para que Limeira respire ainda mais arte neste período tão especial que a chegada da Virada traz”, completou Farid.

PINTANDO A VIRADA
Entre as novidades lideradas pela Secretaria de Cultura de Limeira em 2017 em relação a esse evento, está o Pintando a Virada, ação que permite que artistas plásticos sejam envolvidos no evento. “Cederemos madeirites aos artistas selecionados que produzirão suas criações artísticas, em alguns casos, durante a Virada Cultural, apresentando ao público ainda mais essa possibilidade de acesso à produção cultural limeirense”, declarou Farid. Foram selecionados para exporem obras no Parque os artistas Gustavo Ribeiro, Flávia Pozzobon, Paulo Medo, Fernando Pimentel, Gustavo Ansi Dibbern, Rafael Massaro de Mello (Punk Mello) e Wesler Machado (Alma). Dentro do Pintando a Virada, também haverá três exposições: “Grito Dellas”, de Mariana Kimura e Thaís Chiyo, na Casa da Esquina; “Caos em Progresso”, de Allan André Lourenço; e “Abstrato Fluído”, de Paulo Matiazi, ambas estarão no Teatro Vitória.

Acompanhe a programação completa de Limeira para a Virada Cultural em 2017:
PROGRAMAÇÃOVIRADA CULTURAL 2017
Sábado, 20, a partir das 16h
Parque Cidade
Pintando a Virada
Artistas plásticos limeirenses realizarão uma grande exposição ao ar livre, sendo produzida, em alguns casos, durante a realização do evento na cidade. Além disso, integradas à Virada, exposições de artistas limeirenses ocorrem em outros espaços
Endereço: Rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João
Artistas que produzirão suas obras para serem expostas no espaço aberto do Parque Cidade:
Gustavo Ribeiro – Formado em design gráfico. Desenvolve seus trabalhos como artista visual, mesclando arte urbana, audiovisual e novas mídias.
Trabalho: PixelBomb, trabalhando o universo em rede, sendo que sua composição será feita com elementos e símbolos que remetem à cultura dos povos dos cinco continentes, e elementos ligados à tecnologia e processamento de dados. A arte é interativa, serão sequências de vídeos e animações (loops) que interagem com a superfície pintada e o som ambiente.

Flávia Pozzobon – Graduada em design gráfico.
Trabalho: Uma mulher deitada sobre a grama, fundo difuso em tons de verde, amarelo, azul e branco. Ela folheia um livro em tom avermelhado, que contém o símbolo feminista. Seu olhar procura pelo espectador, na tentativa de aproximá-lo ainda mais da cena.

Paulo Medo – Artista visual limeirense há 14 anos, trabalhando como educador na linguagem do graffiti em projetos sociais e culturais.
Trabalho: Trata-se de um trabalho abstrato decorativo, composto por peças do estilo wildstyle que será realizado somente com tinta spray.

Fernando Pimentel – Formado em design e artes visuais e professor das redes estadual e particular.
Trabalho: A poética utilizada pelo artista – a simbiose entre a natureza e o humano – retrata suas experiências de vida e como elas podem ser exteriorizadas para sua construção enquanto obra. Para isso, se apropria ou cria símbolos e significados como forma de explicar sua ideia central. O título da obra é “O Dono das Vidas”, que discute sobre aqueles que detém o poder de manter a vida ou tirá-las, trazendo as questões que circundam todos os homens que se dizem “poderosos” e assumem mentalmente e socialmente esses poderes de escolha.

Gustavo Ansi Dibbern – Já participou de diversas exposições, entre elas a 13ª Bienal Naifs do Brasil Itinerância, no Sesc Belenzinho, em São Paulo, a 27ª Mostra de Arte da Juventude, do Sesc Riberão Preto, e a Ocupação Abstrata, projeto “Entre Paredes”, do Sesc Piracicaba.
Trabalho: A madeira será pintada com formas geométricas, ora mais matemáticas, ora mais livres, com tinta látex, formando uma composição de sobreposições de camadas, coloridas de forma a ocupar grande parte da madeira.

Rafael Massaro de Mello (Punk Mello) – Atua como fotógrafo urbano dede 2012, contribuindo e registrando grandes momentos culturais ocorridos em Limeira. É membro ativo do Coletivo King Chong e iniciou há três anos seus estudos em fotografia lambe-lambe.
Trabalho: A intervenção será feita com a técnica lambe-lambe (colagem), com fotos que o artista fez junto do artista urbano Tchago Bira, no aterro sanitário.

Wesler Machado (Alma) – Das atuações recentes, participou do 76º Salão Ararense de Artes Plásticas Antonio Rodini e do 48º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. Em ambos os casos, como artista premiado.
Trabalho: A proposta busca o espaço para apresentar um meio de expressão onde a intervenção é o principal foco. Intervir em uma placa de maderite. Tema: Transitório Urbano.

Exposições que fazem parte da Virada Cultural, por meio do projeto Pintando a Virada:
Ensaio Grito Dellas, de Mariana Kimura e Thaís Chiyo.

O Ensaio Grito Dellas é uma apropriação do nome do evento Grito Della, recorte pensado na visibilidade e empoderamento feminino dentro do festival de arte integrada Grito Rock. A ideia surgiu da temática: “Pelo que você gritaria?”. As fotos de 15,5cm por 21,5cm dizem pelo que as mulheres sentem a necessidade de gritar.
Local: Casa da Esquina (Rua Onze de Junho, 241 – Boa Vista)

Caos em Progresso, de Allan André Lourenço.
Por meio de uma poética inspirada nas vanguardas surrealista e expressionista, a exposição estabelece uma reflexão política sobre o processo histórico e social de desmoralização e repressão da subjetividade do eu e do outro através de uma série de dispositivos de controle, tais como padronização do processo produtivo e o embrutecimento do trabalhador, o predomínio do tempo quantificativo face ao tempo qualitativo e o fundamentalismo e moralismo religioso.
Local: Teatro Vitória (Praça Toledo Barros, s/nº – Centro)

Abstrato Fluído, de Paulo Matiazi.
Os trabalhos são realizados com nanquim e fluídos corporais, onde o artista realiza intervenções em cima de manchas abstratas dos fluídos. A ideia trabalha a conexão da tinta que não é do artista com a que a ele pertence, unidas em uma linguagem.
Local: Teatro Vitória (Praça Toledo Barros, s/nº – Centro)
* As exposições estarão disponíveis para visitação nos horários em que cada espaço contar com uma programação dentro da Virada, nos dias 20 e 21 de maio.

Sábado, 20, às 18h
Teatro Vitória
Abertura Oficial da Virada Cultural em Limeira, com apresentação do espetáculo de dança “Uma Noite de Tango”, com a Cia. Tango & Paixão
Endereço: Praça Toledo Barros, s/nº – Centro

Sábado, 20, às 18h30
Palco Externo (Parque Cidade)
Atividade com um Bloco de Carnaval
Endereço: Rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João

Sábado, 20, às 18h30
Casa da Esquina
Exibição do Documentário Limeira Colorida
Curta-metragem produzido em 2016, durante a Oficina de Documentário, ministrada por Thiago Ming, idealizada por Trento Robson, com Lea Moraes como convidada especial, na Oficina Cultural Carlos Gomes, em Limeira (SP)
Endereço: Rua Onze de Junho, 241 – Boa Vista

Sábado, 20, às 18h30
Espaço Cultura Limeira
Workshop: A Arte como uma Revolução Inevitável, com Luiz Otávio Zampar
Panorama geral sobre a história da arte, começando pelo impressionismo e sua liberdade artística até o apogeu do art déco e os movimentos artísticos contemporâneos brasileiros, permeando a arte colonial até o modernismo e suas vertentes
Endereço: Rua Castro Barreto, 174 – Boa Vista

Sábado, 20, às 18h30
Palco 2 (Parque Cidade)
Show Musical com Laranja Oliva
Laranja Oliva brotou na cidade de Limeira em 2011, quando primos e irmãos, que já tocavam juntos anteriormente, sentiram a necessidade de expor suas canções autorais. O primeiro disco da banda, “Arroz, Feijão e Mistura”, contou com dois anos de turnê. Atualmente, com toda bagagem adquirida, uma nova etapa começa, com novos singles e um disco por chegar
Endereço: Rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João

Sábado, 20, às 19h
Casa da Esquina
Experimentação de Light Painting, com Fabio Andrade
Trata-se da pintura em luz, com Fabio Andrade, que já participou do quadro SE VIRA NOS 30, do Domingão do Faustão, e do programa Mais Você, de Ana Maria Braga
Endereço: Rua Onze de Junho, 241 – Boa Vista

Sábado, 20, às 19h
Maria Alice Espaço Cultural
Espetáculo Infantil: “Enrolados”, com a Cia Teatral Procênio
Trata-se de uma aventura infantil que renderá, ao público, momentos de muito humor, mas também de emoção
Endereço: Rua Barão de Campinas, 280 – Centro

Sábado, 20, às 19h30
Palco Externo (Parque Cidade)
Show Musical com U2 Cover de Limeira
Endereço: Rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João

Sábado, 20, às 20h
Casa da Esquina
Jazz In Time Trio e Adriana Cesar
Fazem parte desta banda de Rio Claro Rodolfo Oliveira (guitarra), Fernando Gonçalves (bateria), Luzão Zanetti (contrabaixo) e Adriana César (cantora)
Endereço: Rua Onze de Junho, 241 – Boa Vista

Sábado, 20, às 20h
Espaço Núcleo – Escola de Artes
Espetáculo Adulto: “Histórias de Auschwitz”
Recuamos a uma Alemanha frágil, recuperando-se do período da guerra e da sua necessidade em tornar-se uma nação única. A ação do espetáculo é passada dentro do campo de concentração de Auschwitz, onde o espectador é confrontado com o movimento antissemita
Classificação: 12 anos
Teatro Intimista: 30 lugares
Endereço: Rua Capitão Kehl, 275 – Centro

Sábado, 20, às 20h
Palco 2 (Parque Cidade)
Show Musical com Nação Nesta
Uma banda de reggae de músicas autorais, fundada em Limeira, no ano de 2002. Já participou de coletâneas nacionais ao lado de bandas consagradas do reggae, como Cidade Negra e Tribo de Jah
Endereço: Rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João

Sábado, 20, às 21h
Palco Externo (Parque Cidade)
Palhaça Rubra
Endereço: Rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João

Sábado, 20, às 21h
Espaço Cultura Limeira
Espetáculo: “BREU”, com a Cia Pêlo de Gato Preto – comédia inspirada nos quadros “A Parábola dos Cegos” e “Jogos Infantis”, de Brughel, e nos textos “Os Cegos”, de Michel Ghederolde, e “Estado de Cegueira”, de Willian Neiman
Autor: César Póvero
Direção: Rodrigo Zovico
Elenco: Iracema Moura, Heloisa Pinatti, Rodrigo Pelizari, Rodrigo Zovico e Vagner Fernandes
Endereço: Rua Castro Barreto, 174 – Boa Vista

Sábado, 20, às 21h30
Palco 2 (Parque Cidade)
Show Musical com Eu, a Véia e os Caras – vasto repertório, que vai do pop rock ao nu metal, a banda, já consolidada na cidade e em toda região, conta também com músicas autorais recentes que integram seu novo projeto
Endereço: Rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João

Sábado, 20, às 22h
Teatro Vitória
Espetáculo: Vestida de Shakeaspeare, com As Pagus
Endereço: Praça Toledo Barros, s/nº – Centro

Sábado, 20, às 22h30
Palco Externo (Parque Cidade)
Show musical com Caju e Castanha
Endereço: Rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João

Sábado, 20, às 23h
Palco 2 (Parque Cidade)
Show Musical com Galho da Limeira – O grupo de samba surgiu da junção de integrantes do Quintal de Portuga, com integrantes dos Cirandeiros. Recentemente, tocou em Piracicaba, no evento Samba na Varanda, e na Barraca do Samba, em Ilha Bela
Endereço: Rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João

Sábado, 20, às 23h15
Anfiteatro da Biblioteca Municipal Prof. João de Sousa Ferraz (Parque Cidade)
Espetáculo com Harmonia Grupo de Dança – O grupo surgiu em 2014, com o intuito de criar novos ambientes para a dança em Limeira, misturando várias técnicas desta linguagem artística
Endereço: Rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João

Sábado, 20, às 23h59
Palco Externo (Parque Cidade)
Show com Tulipa Ruiz e Marcelo Jeneci
Endereço: Rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João

Domingo, 21, 0h30
Teatro Vitória
Espetáculo de Humor: Perda Total, com Eduardo Castilho
Endereço: Praça Toledo Barros, s/nº – Centro

Domingo, 21, às 9h
Parque Cidade (região da Biblioteca Municipal Professor João de Sousa Ferraz)
Espetáculo: “BREU”, com a Cia Pêlo de Gato Preto – comédia inspirada nos quadros “A Parábola dos Cegos” e “Jogos Infantis”, de Brughel, e nos textos “Os Cegos”, de Michel Ghederolde, e “Estado de Cegueira”, de Willian Neiman
Autor: César Póvero
Direção: Rodrigo Zovico
Elenco: Iracema Moura, Heloisa Pinatti, Rodrigo Pelizari, Rodrigo Zovico e Vagner Fernandes
Endereço: Rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João

Domingo, 21, às 10h
Anfiteatro da Biblioteca Municipal Prof. João de Sousa Ferraz (Parque Cidade)
Contação de Histórias
Endereço: Rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João
Domingo, 21, às 10h30
Palco fixo do Parque Cidade
Retreta com a Corporação Musical Arthur Giambelli
As Corporações Musicais Arthur Giambelli e Henrique Marques se alternam, todos os domingos, levando suas retretas na Praça Toledo Barros. Exclusivamente neste domingo, 21, em que Limeira respira arte com a Virada Cultural, a Arthur Giambelli realiza sua retreta no principal espaço deste evento, o Parque Cidade
Endereço: Rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João

Domingo, 21, às 11h
Teatro Vitória
Espetáculo Infantil: Os Rauzitos Tocam Rauzitos, com Os Rauzitos Infantil
Endereço: Praça Toledo Barros, s/nº – Centro

Domingo, 21, às 13h30
Palco 2 (Parque Cidade)
Show Musical com VigárioZ Crod Alien – O grupo foi vencedor do concurso de bandas do Festival João Rock 2016, tendo já tocado com Nação Zumbi, Criolo e Planet Hemp. Seus integrantes bebem de fontes como o rap-rock dos Beastie Boyse e a boemia do blues de Jim Morrisone. O primeiro álbum, chamado “1”, foi lançado em janeiro de 2016
Endereço: Rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João

Domingo, 21, às 14h30
Casa da Esquina
Forró na Esquina – O grupo responsável pelo projeto Forró na Esquina é o Junto & Misturado, que leva esse nome pelo fato de ser aberto para qualquer pessoa que saiba tocar forró. O projeto acontece mensalmente e, neste domingo, comporá a Virada Cultural de Limeira
Endereço: Rua Onze de Junho, 241 – Boa Vista

Domingo, 21, às 14h30
Palco fixo do Parque Cidade
Escola de Samba Unidos da Terceira Idade (Ceprosom) – A animação está garantida com a participação da Escola de Samba Unidos da Terceira Idade do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom)
Endereço: Rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João

Domingo, 21, às 15h
Palco fixo do Parque Cidade
Ciranda do Ceprosom
Endereço: Rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João

Domingo, 21, às 15h
Palco 2 (Parque Cidade)
Show Musical com Pandemya – Há mais de 12 anos no cenário do pop/rock limeirense, a banda Pandemya já dividiu palco com grandes nomes da música brasileira, como Biquini Cavadão e O Rappa. Conta com um repertório de clássicos do pop-rock nacional e internacional, sempre com muita energia positiva
Endereço: Rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João

Domingo, 21, às 15h30
Palco Externo (Parque Cidade)
Show Musical Um Gordinho e um Violão, com Dinho Machado
Endereço: Rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João

Domingo, 21, às 15h30
Anfiteatro da Biblioteca Municipal Prof. João de Sousa Ferraz (Parque Cidade)
Espetáculo Cordel, com a Cia Teatral Procênio – Cordel é um espetáculo que leva o público para uma viagem pela cultura popular, tendo como pilar a literatura de cordel
Criação, interpretação e direção: Felipe Silva
Endereço: Rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João

Domingo, 21, às 16h
Teatro Vitória
Espetáculo: Jantar Brancalyone e Cashimir
Endereço: Praça Toledo Barros, s/nº – Centro

Domingo, 21, às 16h30
Palco 2 (Parque Cidade)
Show Musical com Trio Patinhas – Conta com um vasto repertório executado com releituras modernas, arranjos sofisticados e energia ímpar. A banda foi formada há mais de 15 anos, conquistando o público de Limeira e região
Endereço: Rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João

Domingo, 21, às 17h
Palco Externo (Parque Cidade)
Show Musical com As Bahias e a Cozinha Mineira
Endereço: Rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João

Domingo, 21, às 18h30
Palco Externo (Parque Cidade)
Show Musical de Encerramento com Lenine
Endereço: Rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João
*Programação Sujeita a Alterações.

Sair da versão mobile