Ícone do site Rápido no Ar

Vigilância Epidemiológica confirma 16º óbito por dengue em Piracicaba

Agência Brasil

A Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba, confirmou nesta quarta-feira (16) o 16º óbito causado pela dengue no município em 2024. A vítima é uma mulher, com idade entre 40 e 49 anos, residente na região central da cidade e portadora de comorbidades. O óbito ocorreu entre os dias 19 e 25 de maio, com a confirmação do sorotipo 2 do vírus, após investigação epidemiológica realizada pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Até o momento, Piracicaba já contabilizou 16 mortes por dengue em 2024, sendo sete vítimas do sexo masculino e nove do sexo feminino, com idades entre 30 e 89 anos, residentes nas regiões Central, Leste, Oeste, Norte e Sul da cidade.

Casos de dengue em 2024

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, de 1º de janeiro a 15 de outubro de 2024, foram registradas 62.407 notificações de casos suspeitos de dengue, dos quais 29.333 foram confirmados. Além disso, dois óbitos suspeitos ainda estão em investigação.

Ações de combate ao mosquito

A Secretaria de Saúde de Piracicaba segue monitorando a situação e intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. O Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), tem ampliado suas atividades com visitas domiciliares de segunda a sexta-feira, ações orientativas e educativas, além de arrastões realizados aos sábados e nebulizações em áreas com maior número de casos.

Ações complementares incluem a remoção de objetos acumulados em residências, entrada forçada em locais suspeitos de abrigar criadouros do mosquito e a fiscalização de imóveis abandonados.

Como denunciar criadouros

A população pode denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham potenciais criadouros do mosquito da dengue através do SIP 156. Para mais orientações, o contato pode ser feito com o PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.

teste
Sair da versão mobile