Ícone do site Rápido no Ar

Videomonitoramento evita furto de cabos na Estação BRT Pompeia em Campinas

Foto: Divulgação/Emdec

Uma tentativa de furto de cabos elétricos foi interrompida pela ação das câmeras de videomonitoramento da Estação Pompeia, no corredor BRT Perimetral de Campinas, na quarta-feira, 30 de outubro. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Guarda Municipal atuaram em conjunto, após o sistema de videomonitoramento da Emdec identificar dois homens e uma mulher tentando furtar cabos por volta das 11h50.

Assim que as imagens da tentativa de furto foram identificadas pela equipe de segurança, houve um rápido deslocamento de cerca de 10 minutos até o local, onde os agentes fizeram a abordagem inicial e acionaram a Guarda Municipal. Dois suspeitos, um homem e uma mulher, foram detidos e encaminhados ao 2º Distrito Policial, enquanto o terceiro indivíduo conseguiu fugir. A tentativa de furto foi a segunda do grupo no local, com danos já causados no concreto da estação, que havia passado por restauração.

Impacto no funcionamento e prevenção de novos incidentes

O ataque criminoso, além de representar prejuízo financeiro ao poder público, afetou temporariamente a operação da estação, que foi rapidamente restabelecida. O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, fez um apelo à população para que denuncie atos de vandalismo e furto, contribuindo com o poder público para combater esses incidentes.

Nesta semana, a segurança do BRT foi reforçada com a instalação de câmeras em duas novas estações: Bela Aliança e Bandeirantes, no Corredor BRT Campo Grande, localizado na Avenida John Boyd Dunlop. Com essas, o sistema de videomonitoramento agora cobre 21 estações e terminais, todos sinalizados conforme legislação vigente. As imagens são monitoradas em tempo real pela central da Emdec, auxiliando na detecção de furtos, vandalismos e evasão de tarifa, com suporte de rondas diárias pela equipe de segurança patrimonial.

Trio aproveitou concreto ainda no processo de cura para atingir cabos. Foto: Divulgação/Emdec

Como denunciar

A população pode reportar atos de vandalismo ou danos à infraestrutura de mobilidade urbana pelos canais da Emdec: telefone 118, portal Emdec Fale Conosco, WhatsApp (19) 3731-2910 ou chatbot no site da Emdec. Denúncias relacionadas à segurança pública podem ser feitas diretamente à Guarda Municipal pelo telefone 153.

teste
Sair da versão mobile