Ícone do site Rápido no Ar

Vídeo mostra exato momento em que prédio ocupado desaba em SP

Uma moradora vizinha ao prédio ocupado no centro de São Paulo, filmou o exato momento em que o edifício desabou durante o incêndio na madrugada desta terça-feira (1º). Equipes do Corpo de Bombeiros realizam buscas por vítimas no momento do desastre. ASSISTA:

PUBLICIDADE

O prédio de 22 andares fica no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo e pegou fogo na madrugada de hoje. Um edifício vizinho também pegou fogo nos três primeiros andares, mas não corre risco de colapso. A Igreja Evangélica Luterana, que fica ao lado do prédio em chamas, também pegou fogo e parte da estrutura desabou. Os bombeiros ainda buscam por vítimas sob os escombros no início desta manhã.

Por ora, o Corpo de Bombeiros confirma que apenas uma pessoa está desaparecida em decorrência de incêndio e desabamento de prédio no centro de São Paulo. Mais cedo, no entanto, a corporação informava que havia quatro pessoas desaparecidas.

O padre Julio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua, disse em entrevista à Globo News que o Mosteiro de São Bento poderá servir de abrigo para as pessoas desabrigadas após o incêndio e desabamento do prédio. “[Elas] poderiam ir hoje. Estamos vendo outros lugares, mas o mosteiro é bem no centro, podemos colocar colchonetes, e será sede das doações”, afirmou.

Há pelo menos três versões para o início do incêndio de prédio em SP

Por enquanto, há pelo menos três versões para o início do incêndio. No local, pessoas contaram que houve uma briga entre dois moradores no 5º andar. Já o pastor da Igreja Evangélica Luterana, Frederico Carlos Ludwig, disse que a zeladora da entidade foi acordada por uma violenta explosão. Algumas pessoas relataram que o incêndio pode ter sido causado pela explosão de uma panela de pressão ou de botijão de gás. Durante o incêndio, o prédio desabou. Outro prédio e uma igreja também foram afetados.

Cães farejadores chegaram a ser colocados no local, mas foram retirados, porque os escombros ainda estão quentes. No trabalho de rescaldo, grupos de bombeiros trabalham no ponto do desabamento em turnos de meia hora e voltam para uma base montada no Largo do Paissandu, onde se hidratam e descansam.

De quatro a cinco prédios foram evacuados. A possibilidade de desabamento do outro prédio atingido foi descartada pelos bombeiros. O secretário municipal de Segurança Urbana, Coronel José Roberto, afirmou: “Vamos fazer uma força-tarefa com engenheiros da Secretaria das Prefeituras Regionais para que venham para cá para a gente fazer uma avaliação prédio a prédio, para que a gente possa identificar efetivamente aqueles que estão com problemas estruturais, que as pessoas não possam mais entrar”, afirmou ele.

Desaparecido em incêndio trabalha como carregador, dizem testemunhas

O Corpo de Bombeiros confirma que uma pessoa está desaparecida, segundo testemunhas, trata-se de um homem chamado Ricardo, que trabalha como carregador na Rua 25 de Março. Os relatos dão conta de que ele saiu do edifício, mas voltou para ajudar outros moradores a saírem do local.

O porta-voz dos bombeiros informou que a corporação trabalha com a perspectiva mínima de uma semana para fazer o trabalho de rescaldo no local do incêndio. “São dois ou três dias de trabalho manual, resfriamento e retirada dos escombros, trabalhando com possíveis vítimas, para depois trabalhar com o maquinário pesado”, disse.

A prefeitura de São Paulo informou que equipes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social estão no local desde as 3 horas para dar acolhimento às pessoas desalojadas. Já foram cadastradas 248 pessoas, de 92 famílias. Elas receberam alimentação e foram encaminhadas para abrigos municipais.


Vídeo: Patrícia Custódio/Facebook
Imagens: Corpo de Bombeiros

Sair da versão mobile