A Justiça afastou do cargo de vice-presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto (SP) o vereador Otoniel Lima (PRB). Ele foi condenado por empregar uma funcionária fantasma na época que atuou como parlamentar em Limeira (SP), nos anos 2000.
A sentença expedida pela juíza Sabrina Martinho Soares, pede o afastamento imediato do parlamentar, porém a Câmara Municipal de Ribeirão Preto alegou que ainda não recebeu nenhum comunicado oficial sobre a decisão e que recebendo cumprirá todas as medidas exigidas.
MANDATO EM LIMEIRA
Antes de ocupar uma cadeira em Ribeirão Preto, Otoniel Lima foi vereador, por dois mandatos, na cidade de Limeira e também atuou como deputado estadual e federal.
Em novembro do ano de 2005, Otoniel e outros parlamentares foram alvos de uma ação civil do Ministério Público (MP), apontando o emprego de funcionários fantasmas. Segundo o MP, ele empregava uma mulher que cumpria carga horária em um salão de beleza das 8h às 17h e recebia pela Câmara da cidade o valor de R$ 8.400.
O MP ainda relatou que na época o próprio parlamentar reconheceu o erro na nomeação e se comprometeu a pagar os danos ao erário, além de registrar o pedido de exoneração feito pelos próprios comissionados. Os vereadores responderam por improbidade administrativa e os servidores, por enriquecimento ilícito.
Agora, o MP solicitou à Justiça que o seja feito o cumprimento imediato da condenação. O pedido foi acatado em decisão proferida no dia 21 pela juíza que estendeu a perda da função exercida por Lima em Ribeirão Preto.
TÍTULO DE CIDADÃO LIMEIRENSE
Em agosto de 2009, Otoniel recebeu o título de Cidadão Limeirense pela Câmara Municipal de Limeira. A autora da homenagem foi Elza Tank e na época a vereadora chegou a declarar que “O trabalho e o esforço do senhor [Otoniel Lima] por Limeira tem o seu valor e hoje recebe este título. Saiba que a sua participação na Assembleia Legislativa é de grande importância para a cidade de Limeira”.
Em seu discurso, no dia da homenagem, Otoniel destacou a importância da Câmara Municipal de Limeira para a sua experiência como parlamentar.
Além de Elza Tank, falaram na homenagem o presidente da casa na época, o vereador Eliseu Daniel e também o prefeito da cidade, Silvio Felix.
A reportagem entrou em contato com o vereador e aguarda uma resposta. O espaço está aberto.