Ícone do site Rápido no Ar

Viaduto da Barroca Funda recebe iluminação especial para reforçar campanha Novembro Azul; saiba mais

Foto: Veloz / Rápido no Ar

Como parte da campanha de prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata, o Novembro Azul, Limeira (SP) volta a iluminar seus espaços públicos com a cor azul para reforçar a mensagem com foco na saúde masculina. O novo viaduto da Barroca Funda, que liga duas partes da Avenida Lauro Correa, recebeu iluminação temática desde a segunda-feira (1º), quando a campanha começou.

A partir desta quarta-feira (3), homens acima de 50 anos ou entre 45 a 50 anos com histórico familiar em parentes de primeiro grau com a doença poderão fazer o exame do PSA (Antígeno Prostático Específico) direto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Laboratório Municipal de Limeira. A coleta será disponibilizada 7h às 9h. Para tanto, é necessário apresentar RG e Cartão SUS, além de seguir rigorosamente as instruções de preparo, são elas:

– Não fazer exercícios físicos ou andar de bicicleta dois dias antes do exame;
– Não manter relações sexuais dois dias antes da coleta;
– Após colonoscopia, esperar no mínimo 15 dias;
– Após biópsia de próstata com ou sem ultrassom, aguardar 30 dias;
– Caso o paciente tenha realizado exame médico de toque retal ou sondagem uretral, colher o exame de sangue somente após quatro dias.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve tumores malignos. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O Novembro Azul é a campanha voltada à conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Limeira, Faedra Rosada, falou na semana passada sobre o envolvimento dos homens com a campanha. “É importante que os homens se comprometam com a realização do exame. O diagnóstico precoce faz toda a diferença”, disse.

Foto: Rápido no Ar
teste
Sair da versão mobile