A Secretaria Municipal de Proteção Animal de Limeira passa a ter, a partir desta sexta-feira (8), um novo responsável: o médico veterinário Reinaldo Buck Belussi, de 40 anos. A nomeação, feita pelo prefeito Murilo Félix, marca uma nova fase na pasta, que agora terá um gestor exclusivo, focado apenas nas ações voltadas ao bem-estar dos animais.
Até então, a Secretaria de Proteção Animal era acumulada por Antonieta Polatto, que segue no comando da Secretaria de Agronegócios e Áreas Rurais. Com a mudança, o governo municipal espera dar mais agilidade aos projetos em andamento e garantir uma atenção maior aos cuidados com os animais da cidade.
“Temos muitos projetos importantes nessa área. Por isso, decidimos colocar um profissional só para cuidar disso”, explicou o prefeito Murilo Félix.
Reinaldo Belussi é nascido em Limeira, formado em Medicina Veterinária pela Unipinhal, e tem 16 anos de experiência na área. Desde 2022, ele já trabalhava na prefeitura como diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA). Agora, assume interinamente a chefia da secretaria.
Casado e pai de dois filhos, Belussi conhece de perto a realidade da causa animal na cidade. “É uma área que precisa de atenção, estrutura e muito compromisso. Vamos trabalhar firme por isso”, afirmou.
Hospital veterinário e lar temporário são prioridades
Criada em maio deste ano, a Secretaria de Proteção Animal tem várias responsabilidades:
-
Lar temporário de animais;
-
Apreensão de animais de grande porte;
-
Zoológico municipal;
-
E o futuro hospital veterinário público, que será ligado diretamente à nova pasta.
O objetivo da prefeitura é melhorar o atendimento aos animais em situação de rua, ampliar os serviços de saúde animal e promover campanhas de adoção e conscientização.

