Um suposto esquema de “rachadinha” levou a prisão do vereador Enoque Leal Moura (MDB) e da vereadora Márcia Cristina Campos na manhã desta quinta-feira (18), Hortolândia (SP). Um ex-assessor parlamentar também foi detido durante a ação do Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep).
De acordo com o Baep, os mandados de prisão foram cumpridos após uma decisão expedida pela 1ª Vara Criminal de Hortolândia.
As investigações apontam que o vereador Enoque teria abordado seu chefe de gabinete no início do atual mandato e exigido que ele repassasse R$ 1.280. De acordo com o MP, o assessor, com medo de ser exonerado, acabou transferindo o valor por dois meses. No terceiro mês ele recusou a prática, que acabou em sua exoneração.
Já a vereadora Márcia Campos e uma assessora dela agiram de forma parecida. Eles exigiram o repasse de R$ 1 mil mensais de uma assessora. Isso teria perdurado entre fevereiro de 2021 e maio de 2022. Além do valor mensal, a vereadora teria exigido o pagamento do aluguel de um imóvel no qual é mantido um bazar beneficente mantido pela parlamentar.