Vereadores de Limeira (SP) encaminharam à prefeitura um pedido para que seja instalada na cidade a Casa do Adolescente. A indicação foi parte da conclusão da Campanha de Prevenção à Gravidez na Adolescência, realizada anualmente pela Câmara Municipal de Limeira. O membros da comissão organizadora ainda decidiram fazer uma visita à instituição para conhecer de perto o projeto.
A Casa do Adolescente, segundo o Governo do Estado, oferece atendimento multidisciplinar com profissionais da área da saúde, educação e assistência social para que jovens exponham sentimentos e recebam orientação especializada. A instituição também promove oficinas, bate-papos e terapias em grupo, além de oferecer um canal de atendimento chamado “Disque Adolescente”, no qual jovens podem tirar dúvidas com profissionais sobre diversos assuntos, entre eles relacionamentos afetivos e prevenção à gravidez na adolescência.
Os parlamentares disseram ter conhecido a instituição em uma reunião no dia 10 de agosto. O encontro aconteceu por videoconferência e contou com a participação da assistente social Cássia Regina Judice de Sousa; da enfermeira especialista Elizângela Aparecida Pereira Bueno, da médica ginecologista e obstetra Jerusa Mendes da Silva, da médica neurologista Mayra Costa e da médica pediatra Soraia Drago Menconi. Na ocasião, as temáticas relacionadas à gravidez na adolescência foram amplamente debatidas entre os participantes.
Campanha
Este ano, devido à pandemia de covid-19 e às recomendações de distanciamento social, a campanha ficou restrita às redes sociais do Legislativo. Para falar sobre a gravidez na adolescência foram gravadas rodas de conversas nas quais os parlamentares e profissionais da área trataram sobre o tema. Os vídeos estão disponíveis no canal da Câmara de Limeira no Youtube.
A atividade atende à Resolução Nº 697/2021, de autoria da vereadora Constância Félix (PDT), e foi realizada pela Escola Legislativa Paulo Freire e pela Comissão Organizadora da Campanha, integrada pelos vereadores Constância Félix, presidente; Terezinha da Santa Casa (PL), secretária; Elias Barbosa (PSC), José Roberto Bernardo (PSD) e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), membros.
Rodas de conversas
No primeiro vídeo, a vereadora Constância Félix conversou com a médica pediatra Soraia Drago Menconi sobre os riscos a que mães e bebês estão sujeitos em uma gestação na adolescência. Já no segundo vídeo, a vereadora Terezinha da Santa Casa e a enfermeira especialista em Saúde da Mulher, Elizângela Aparecida Pereira Bueno, conversam sobre prevenção à gravidez na adolescência e as consequências enfrentadas por mães adolescentes na saúde e na vida social.
Por sua vez, o vereador Waguinho da Santa Luzia conversou com a médica neurologista Mayra Rosanna Gama de Araújo Silva da Costa sobre os meninos e a gravidez na adolescência, no terceiro vídeo. A influência do uso de álcool e outras drogas na falta de prevenção também foi discutida. Finalizando os debates, no quarto vídeo a vereadora Constância Félix conversou com o médico ginecologista e obstetra José Higino dos Santos sobre a gravidez na adolescência, considerada um problema de saúde pública.