Em uma sessão com nervos acalorados e com grande participação popular na noite desta segunda-feira (12), os vereadores aprovaram o substitutivo nº 13 ao Projeto de Lei Nº 318/2021, dos vereadores Nilton Santos e Ceará, do Republicanos, que proíbe a instalação de banheiros unissex nos estabelecimentos públicos e comerciais na cidade de Limeira (SP).
O vereador Nilton Santos em seu discurso afirmou – “Não podemos permitir que esse modismo ideológico se sobreponha a segurança não só das mulheres, mas principalmente de nossas crianças. Peço aos senhores vereadores voto favorável e digo, não mexam com nossas crianças” –
Outros vereadores também discursaram antes da votação. Um dos mais incisivos foi Anderson Pereira (PSDB). De forma enérgica e quase perdendo o fôlego, esbravejou em um trecho de sua fala –
“A Bíblia Sagrada é a minha regra de fé, consulta e prática. E ainda que eu tenha que ser lançado na cova dos leões, ainda que eu esteja preso na prisão como José, eu não vou deixar de defender os meus princípios. Eu não vou deixar de me posicionar” – berrou no microfone a ponto de ficar com o rosto avermelhado e as veias saltadas em seu pescoço para delírio do público presente.
Helder do Táxi, Dr. Júlio e Ceará também discursaram. Logo após a aprovação do projeto por 18 votos favoráveis e nenhum contrário, o público gritou a plenos pulmões – “ O poder emana do povo, o poder emana do povo…Se for preciso a gente acampa, mas o ladrão não sobe a rampa”
O projeto vai para CCJ nesta quarta-feira (14) e posteriormente para o executivo que vai sancionar ou vetar.
Veja como votaram os vereadores:
Favoráveis:
Adir Almeida (PDT)
Airton Vitório Lucato (PL)
Anderson Pereira (PSDB)
Betinho Neves (PV)
Ceará (Republicanos)
Dr. Júlio (União)
Elias Barbosa (PSC)
Everton Ferreira (PSD)
Helder do Táxi (MDB)
João Bano (Podemos)
Jorge de Freitas (PSD)
Jú Negão (PV)
Lu Bogo (PL)
Marco Xavier (Cidadania)
Mariana Calsa (PL)
Nilton Santos (Republicanos)
Terezinha Santa Casa (PL)
Waguinho Santa Luzia (Cidadania)
Se ausentaram da sessão:
Isabelly Carvalho (PT)
Tatiane Lopes (Podemos)
Presidente não vota:
Lemão Jeová Rafá (PSC)