Na sessão ordinária de segunda-feira (3) a vereadora Tatiane Lopes (Podemos) discursou sobre a Moção de Apelo de Nº 175/2022 que apresentou para sugerir ao Governo do Estado de São Paulo a criação de um Programa de Castração, em regime de mutirão, que percorra as cidades paulistas com ônibus castramóvel.
“Nós sabemos que aqui em Limeira a Prefeitura prometeu 5 mil castrações até o fim de dezembro, a qual a gente aguarda com bastante ansiedade. Temos cobrado o município, mas é importante também que o Governo do Estado tome alguma medida para favorecer esses animais”, argumentou Tatiane Lopes.
A vereadora explicou que a ideia surgiu em uma conversa com a deputada Renata Abreu sobre a possibilidade de haver um ônibus que percorra o estado, tal como a carreta da mamografia Mulheres de Peito. “Eu resolvi fazer essa moção ao governador e espero que ele considere essa ideia que trará muitos benefícios aos animais, sobretudo, aqueles de famílias de baixa renda, aqueles em situação de rua e animais de protetoras”, enfatizou.
Na Moção, Tatiane Lopes ressaltou que “um Estado bem planejado em políticas públicas voltadas para os animais têm menos abandono, menores índices de maus-tratos, menores indicadores de zoonoses e maior qualidade de vida, tanto para os animais, quanto para os seres humanos”.
A proposição foi lida e aprovada em Plenário e será encaminhada ao atual Governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia.