Ícone do site Rápido no Ar

Vereadora se reúne com a Uber após caso de violência em Limeira

Foto: ADS

A vereadora Mariana Calsa (PL) esteve nesta quinta-feira (15), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para participar de uma reunião com a gerente de Políticas Públicas da Uber, Gabriela Barbosa. O objetivo foi discutir estratégias de combate à violência contra passageiros do aplicativo após a agressão registrada em Limeira no início do mês contra uma jovem de 30 anos que estava com o filho dentro de um veículo ligado à plataforma.

No dia 5 de setembro, Mariana Calsa encaminhou ofício à Uber pedindo informações sobre o caso, bem como o detalhamento dos programas de prevenção à violência contra mulheres e crianças e demais formas de preconceito e discriminação. A empresa, por meio de ofício, lamentou o fato ocorrido em Limeira e comunicou que o motorista teve sua conta desativada e a parceria encerrada.

ADVERTISEMENT
Vereadora Mariana Calsa se reúne com a Uber após caso de violência em Limeira. Foto: Câmara Municipal de Limeira

A Uber, segundo a representante, conta com ferramentas de segurança que atuam antes, durante e depois das viagens, como é o caso da gravação sonora capaz de permitir o registro da denúncia pelo aplicativo. “A ferramenta de gravação de áudio na qual motoristas parceiras ou usuárias podem optar por utilizar o próprio aplicativo da Uber para gravar a viagem caso não se sintam confortáveis, podendo enviar este conteúdo de forma criptografada à Uber para reportar um incidente de segurança”, destacou. Os passageiros podem ainda chamar a polícia em caso de emergência. “O botão ‘Ligar para a Polícia’ contido no app realiza uma ligação direta para autoridades que operam o número 190 em caso de situação de risco ou emergência”, completou.

Gabriela informou que o aplicativo também conta com uma assistente virtual que recebe denúncias de violência doméstica desde 2020. Trata-se da Angela. “Em 2020 unimos forças com o Instituto Avon para criar uma assistente virtual que, por meio de um chatbot, oferece uma forma silenciosa de as mulheres pedirem ajuda e receberem a orientação necessária. A Ângela também passou a ser um recurso que orienta pessoas que querem ajudar outras mulheres que estejam passando por uma situação de violência”, orientou a gerente.

“O encontro desta quinta-feira terminou com a possibilidade de novas parcerias para ampliar ainda mais o combate à violência em Limeira”, disse Mariana. Gabriela Barbosa colocou a empresa à disposição da parlamentar limeirense para mais ações específicas para a cidade que conta com mais de 300 mil habitantes.

https://static.rapidonoar.com.br/prefeitura/2022/obrasefeitosdegoverno.mp4

Sair da versão mobile