Ícone do site Rápido no Ar

Vereador propõe criação de Ecopontos 24 horas em Limeira para combater descarte irregular

Foto: Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Limeira, vereador Everton Ferreira (PSD), apresentou nesta segunda-feira (8) um projeto de lei que prevê a criação de Ecopontos em funcionamento 24 horas por dia na cidade. A proposta tem como objetivo principal combater o descarte irregular de resíduos, prática que vem se tornando cada vez mais comum em áreas verdes e que compromete a saúde pública e a qualidade de vida da população.

De acordo com o Projeto de Lei nº 217/2025, os Ecopontos deverão ser instalados em locais estratégicos e descentralizados, equipados com contentores especiais para receber resíduos recicláveis, restos de construção civil e materiais específicos que necessitam de destinação correta. Everton Ferreira destacou que a situação atual exige ação imediata. “A cidade vem enfrentando uma verdadeira epidemia de descarte irregular, em especial em áreas públicas. Isso gera aparecimento de animais peçonhentos, ratos, baratas, mau cheiro e compromete a saúde e a qualidade de vida da população”, afirmou.

O parlamentar ressaltou ainda que a conscientização da população é fundamental, mas defende que o poder público ofereça a estrutura necessária para o manejo adequado dos resíduos sólidos. A proposta inclui campanhas de educação ambiental e prevê sistemas de gestão e segurança para viabilizar o funcionamento dos Ecopontos em regime de 24 horas.

Além de enfrentar o problema do descarte irregular, o projeto tem como objetivo estimular a geração de empregos. Segundo o vereador, a operação e o gerenciamento dos Ecopontos podem abrir novas oportunidades de trabalho, além de fortalecer a cadeia da reciclagem e do reaproveitamento de materiais. “Os Ecopontos podem tornar os sistemas de coleta mais eficientes, sendo importantes sistemas de apoio à coleta seletiva”, afirmou.

Atualmente, Limeira conta com 11 Ecopontos em funcionamento, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados, das 7h30 às 12h. De acordo com dados oficiais, são descartados mensalmente nesses locais cerca de 3.000 metros cúbicos de resíduos da construção civil e 4.500 metros cúbicos de resíduos verdes.

Sair da versão mobile