O vereador Guilherme Guido (PL) protocolou uma moção de reconhecimento ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, em razão da Operação Contenção, realizada recentemente no estado. A ação, que teve ampla repercussão nacional, foi voltada ao combate ao crime organizado e ao enfrentamento de facções criminosas em comunidades do Rio. No total 121 foram mortos, entre eles, quatro policiais que estavam de serviço. A operação prendeu ainda 99 criminosos que não quiseram confrontar com os policiais. 82 foram presos em flagrante e 17 mandados foram cumpridos.
Em vídeo publicado em seu perfil no Instagram, Guido elogiou a postura e a liderança de Cláudio Castro à frente das forças de segurança fluminenses. O parlamentar afirmou que é necessário apoiar gestores que atuam com firmeza contra o crime organizado e defendeu o direito da população de viver com segurança. – “Amanhã pode ser você, o seu filho ou o seu neto que seja vítima do crime organizado. Precisamos, sim, apoiar todos os líderes que combatem o crime organizado, seja ele nacional, estadual ou municipal. Nós não podemos deixar que o tráfico organizado tome conta das nossas cidades e precisamos nos posicionar e não ficar em cima do muro. Se depender de mim, vamos defender os cidadãos de bem, as famílias, os comerciantes que precisam de liberdade para andar na rua, abrir o seu comércio e ter segurança pública”, declarou o vereador.
Em outro trecho da gravação, Guido destacou o governador como um exemplo a ser seguido e defendeu que ações semelhantes sejam replicadas em outras regiões do país.
“Por esse motivo, precisamos reconhecer Cláudio Castro, que foi o líder e um exemplo pra todos nós, para que isso se replique em outros estados, em outras cidades e possamos juntos combater o crime organizado. Sigo firme com os valores que acredito: lei, ordem e respeito à vida”, concluiu.
A moção, segundo Guido, tem como objetivo manifestar apoio institucional ao governador e reconhecer o empenho das forças de segurança do Rio de Janeiro na operação. O documento foi protocolado na Câmara Municipal de Limeira.

