Desde o início da pandemia, o consumidor tem acompanhado uma grande alta nos preços dos alimentos. Em Piracicaba não é diferente, mas a população tem à disposição uma alternativa de economizar até 25% nos varejões municipais, na compra de frutas, legumes, verduras, tubérculos e cereais.
Essa economia é garantida pela Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), que coordena e faz o controle de preços dos varejões para que fiquem mais baratos em relação aos preços da iniciativa privada.
Semanalmente, a equipe da secretaria faz a cotação de valores nos atacados (Entreposto Ceasa de Campinas e Piracicaba), em alguns produtores rurais e em supermercados e varejões privados, sempre às quartas e sextas-feiras, para acompanhamento da sazonalidade dos produtos.
“A cotação é feita seguindo uma tabela de 30 produtos, usando como base a melhor classificação dos alimentos, ou seja, de tamanho padrão, de colheita vigorosa, sempre visando a qualidade e melhor preço ao consumidor”, explica Eliane Souza, diretora do Departamento de Abastecimento da Sema.
Os produtos cotados são diversas frutas nacionais e importadas, legumes, verduras, tubérculos e cereais. A tabela com os preços é enviada aos permissionários dos varejões, para que sigam os valores pré-estabelecidos. Para garantir o cumprimento dos valores, os fiscais da Sema passam diariamente nas bancas para fazer a verificação.
“Ainda que haja a tabela de preços, os valores podem sofrer alteração sem aviso prévio, por conta de imprevistos climáticos, que podem interferir na disponibilidade de alguns produtos”, ressalta Eliane.
Para a secretária da Sema, Nancy Thame, o projeto dos varejões visa garantir produtos de qualidade e com preços acessíveis, de forma que seja atrativo tanto para os permissionários, como para a população. “Nosso objetivo é fortalecer a agricultura local de Piracicaba”, afirma.
A Sema mantém 27 varejões municipais que funcionam de terça a domingo, em diversas regiões do município. A lista completa dos varejões, horários e locais pode ser conferida no site www.sema.piracicaba.sp.gov.br, ou pelo Instagram @sema.piracicaba.