Ícone do site Rápido no Ar

Vacinação contra gripe imunizou mais de 36 mil pessoas em Limeira, mas cobertura ainda está abaixo da meta

Foto: Arquivo/Secretaria de Comunicação

A campanha de vacinação contra a gripe em Limeira vacinou, até o momento, 36.785 pessoas, o que representa 27,7% da meta de cobertura estipulada pela Secretaria de Saúde. O objetivo é imunizar ao menos 90% do público-alvo. Diante da baixa adesão, o município reforça a importância de se vacinar, especialmente para os grupos mais vulneráveis.

“A vacina é essencial para prevenir complicações respiratórias graves, como pneumonias e internações hospitalares, causadas pelos vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B”, destacou a secretária de Saúde, Maria Helen Chen.

Entre os grupos prioritários, os idosos registram a maior taxa de vacinação: 40% do público-alvo foi imunizado, com 21.015 doses aplicadas. Já as crianças apresentam cobertura de apenas 18,2% (2.975 doses). Os profissionais da saúde atingiram 7,9% de cobertura (945 doses) e os professores, 10,4% (369 doses).

O número ainda é considerado insuficiente diante da circulação dos vírus gripais, especialmente em períodos de temperaturas mais baixas.

Diante da baixa procura, a vacina foi liberada para toda a população. A Secretaria de Saúde mantém 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Ambulatório de Especialidades do Residencial Rubi como pontos fixos de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Aos sábados, é realizado o Plantão de Vacinação, com atendimento das 8h às 13h no drive-thru do Parque Cidade e em uma UBS rotativa a cada semana. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS.

Sair da versão mobile