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Uso da tecnologia na educação, incentiva práticas inovadoras no ensino remoto

Foto: Kevin Ku/ Pexels

A pandemia trouxe uma série de desafios a todas as indústrias, incluindo a educação, no mundo inteiro. Já em 2017, a pesquisa ‘O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula?’, realizada pelo Todos Pela Educação em parceria com outras instituições, revelou que mais da metade (55%) dos professores entrevistados utilizavam regularmente tecnologia na educação brasileira. Com o ensino remoto imposto pela pandemia em todos os níveis educacionais, o uso da tecnologia educacional no processo de aprendizagem se acelerou.

Diferentes soluções digitais introduzidas por diversas empresas permitiram à comunidade educacional enfrentar este período de mudança. Por isso, compartilhar boas práticas entre educadores e instituições de ensino superior é o principal objetivo do Americas Higher Education Awards, uma premiação da Turnitin, edtech reconhecida internacionalmente por garantir a integridade da educação global e melhorar significativamente os resultados do aprendizado, aberta às universidades e professores brasileiros. Seis vencedores receberão US$ 2 000,00 (cerca de R$ 10.000,00) cada um para doar à instituição de caridade ou bolsa de estudos de sua escolha.

‘Ao reconhecer os educadores por suas melhores práticas no ambiente acadêmico, o Prêmio busca beneficiar a comunidade acadêmica que utiliza nossa tecnologia educacional de formas inovadoras no processo de ensino e aprendizagem. A pandemia trouxe muitos desafios para os educadores, que tiveram que adaptar e reinventar suas práticas de ensino. Em muitos casos, esses educadores tiveram que explorar um universo completamente desconhecido para eles. E toda a tecnologia utilizada para melhorar suas práticas de ensino continuará a ser utilizada mesmo após este período’, disse Rosa Elizondo, vice-presidente regional para as Américas em Turnitin

Tecnologia e o futuro acadêmico

Novos modelos de ensino e aprendizagem são um desenvolvimento positivo para a sociedade, e as tecnologias permitem maior flexibilidade e melhoram a qualidade das práticas educacionais, beneficiando tanto os educadores quanto os estudantes. De acordo com Rosa Elizondo, a aprendizagem tornou-se mais flexível e pragmática. ‘As soluções de tecnologia educacional permitem um maior suporte acadêmico não só para os professores, mas também para os estudantes, ajudando-os a aprender e a criar seus melhores trabalhos originais’, acrescentou ela.

Para o Prof. Dr. Luciano Sathler, membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e Reitor do Centro Universitário Izabela Hendrix, a integridade acadêmica é fundamental para garantir a aprendizagem e os avanços da educação. “A abundância de conteúdos disponíveis por meio do acesso à internet torna a tarefa dos educadores de garantir a integridade acadêmica e científica no ensino ainda mais complexa, tanto em cursos presenciais quanto a distância. Essa premiação colabora no sentido de disseminar uma cultura de integridade acadêmica entre estudantes, docentes e pesquisadores”.

‘Hoje é mais difícil para os professores avaliar se o trabalho é original e garantir que os alunos estão realmente dominando os conceitos de que precisam para obter seu diploma. Queremos inspirar os educadores a compartilhar boas práticas e assim aprender uns com os outros, refletindo sobre o que faz sentido manter deste período de experimentação que está sendo a pandemia’, conclui Rosa Elizondo.

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