O circo de Hanói, no Vietnã, finalmente liberou 4 ursos que eram obrigados a trabalhar em prol do entretenimento humano. A entidade Animals Asia vinha pedindo o fim da exploração dos animais desde 2014.
Agora “aposentados”, os ursos foram entregues à organização de defesa dos animais e passarão por reeducação alimentar antes de serem soltos em um santuário de preservação da espécie.
A liberação voluntária é um reflexo das mudanças de atitude no Vietnã, que se mostrava consideravelmente retrógrado neste quesito. Em 2017, a Animals Asia divulgou um relatório sobre o impacto de atos de circo em animais vivos e, em resposta, o Ministério da Cultura do Vietnã incentivou circos a eliminar o uso de animais, contou o site “Unilad”.
“Pela primeira vez em anos, esses quatro lindos ursos terão acesso a espaços amplos e abertos e sentirão a grama viçosa e fresca sob suas patas. Eles terão a liberdade de decidir o que fazer e quando. Eles serão capazes de expressar comportamentos naturais como escalar, procurar comida, cavar na terra e brincar com seus novos amigos. Nunca mais serão forçados a usar focinheira ou fazer truques para divertir pessoas”, disse Heidi Quine, diretora do santuário.
Tuan Bendixsen, diretor da Animals Asia no Vietnã, celebrou a vitória e destacou:
“As atitudes no Vietnã estão mudando. As escolas estão começando a se recusar a assistir a espetáculos em circos que usam animais selvagens e mais de 32.000 vietnamitas assinaram nossa petição para acabar com o uso de animais selvagens para entretenimento. Como vimos várias vezes, a única cura para tantas coisas que queremos mudar no mundo é a gentileza.”