A volta às aulas nas universidades de Limeira (SP) está prevista para acontecer na próxima semana, inicialmente com a adoção de ensino à distância, em função da piora da pandemia do novo coronavírus e consequentemente da mudança de fase do Plano São Paulo no município.
As atividades presenciais estão suspensas desde março do ano passado, sem data definida para serem retomadas. O Ministério da Educação (MEC), estabeleceu em 7 de janeiro que as instituições de ensino superior deverão retomar as aulas presenciais a partir de 1º de março de 2021, desde que os protocolos de prevenção da Covid-19 sejam seguidos.
A medida altera a decisão anterior, divulgada em 2 de dezembro, que previa a retomada a partir de 4 de janeiro.
A nova decisão, assinada pelo ministro Milton Ribeiro, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Portanto, até o dia 28 de fevereiro, as instituições públicas e privadas poderão continuar com atividades virtuais para substituir o ensino presencial. A nova portaria acrescenta que os prazos poderão ser modificados pontualmente, dependendo do avanço da pandemia da Covid-19.
A reitoria da Universidade Estadual de Campinas suspendeu as atividades presenciais não essenciais nos campi por tempo indeterminado. De acordo com a assessoria da universidade, em março haverá a recepção de calouros de maneira remota.
Em consonância com as orientações da Unicamp, a Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp, COCEN, suspendeu também as atividades presenciais no período de 13 de março até tempo indeterminado.
Portanto, as atividades práticas de ensino superior das universidades públicas e privadas de Limeira (SP) estão suspensas enquanto o município não estiver na fase amarela do Plano São Paulo por pelo menos 14 dias.