Ícone do site Rápido no Ar

Unidades de Saúde da Família de Piracicaba têm fiações elétricas furtadas pela segunda vez na mesma semana

Foto: Google Street View

As Unidades de Saúde da Família (USF) do Jardim Vitória e Jaraguá I tiveram suas fiações elétricas furtadas pela segunda vez somente nesta semana em Piracicaba (SP). De acordo com a Secretaria de Saúde, a unidade do Jardim das Flores (Minas Nova) também foi invadida por vândalos e o atendimento da população foi prejudicado.

Na noite de domingo (17), as unidades do Jardim Vitória, Jardim das Flores (Minas Nova) e Jaraguá I foram invadidas e tiveram suas fiações elétricas furtadas. O atendimento ficou prejudicado na segunda-feira (18) com procedimentos médicos e odontológicos sendo reagendados, falta de conexão com a internet e interrupção na vacinação de rotina que estão temporariamente suspensos, exceto no Jardim Vitória.

ADVERTISEMENT

Novamente as unidades do Jaraguá I e Jardim Vitória foram invadidas na madrugada desta quinta-feira (21) e, mais uma vez, tiveram a fiação elétrica furtada, provocando reagendamento de consultas e demora no atendimento de rotina devido à queda na conexão da internet.

As equipes do departamento de Manutenção e Obras da Secretaria de Saúde estiveram nas unidades e trabalharam para que as unidades retomem o atendimento normal. Segundo a Prefeitura de Piracicaba, a expectativa é que o atendimento esteja normalizado ainda na manhã desta sexta-feira (22).

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, devido ao furto da fiação, a conservação das vacinas ficou prejudicada, sendo assim, todas as doses ficaram retidas e aguardam análise do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo para serem utilizadas ou descartadas.

No USF Jaraguá I, foram 1.396 doses retidas, sendo 167 de Covid-19 e as demais de rotina (Gripe/Influenza, HPV, Hepatites e Febre Amarela, por exemplo). Na USF Jardim das Flores (Minas Nova) foram retidas 2.755 doses, sendo 1.750 de Covid-19 e as demais de rotina.

A Saúde reforça que, após conversa com o comando da Guarda Civil Municipal (GCM), o policiamento será intensificado nas regiões.

Sair da versão mobile