Ícone do site Rápido no Ar

Unicamp orienta sobre atendimento médico no campus de Limeira

Thomaz Marostegan/Unicamp

Em nota informativa publicada na noite de segunda-feira (17), a reitoria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) informou que está “acompanhando a evolução da pandemia e atentos para o aumento dos casos de contaminação pelo vírus causador de COVID 19. Todas as medidas de prevenção e cautela devem ser mantidas pela comunidade universitária, não apenas as de cuidado individual, mas também as de cuidado coletivo, como as situações que possibilitam aglomerações. Os dados oficiais mostram que temos à frente algumas semanas ainda em situação de alerta”.

O Rápido no Ar questionou a universidade sobre a manutenção das aulas presenciais e também a situação dos atendimentos nas unidades de saúde ligadas à instituição. Além do Hospital das Clínicas em Campinas e o Hospital Estadual de Sumaré, a universidade também possui atendimentos nos Centros de Saúde da Comunidade (Cecom) em Barão Geraldo e no campus da Faculdade de Tecnologia (FT) em Limeira.

Sobre a manutenção das aulas a nota afirma o seguinte: “nesse momento, o planejamento das aulas presenciais a serem iniciadas no mês de março não será alterado, mas o Comitê está atento aos indicadores que expressam a gravidade da situação (a evolução dos casos, a evolução dos óbitos, a evolução da taxa de ocupação de leitos, são alguns deles), bem como às mudanças regulatórias do estado de São Paulo e dos municípios de Campinas, Limeira e Piracicaba. Uma eventual necessidade de mudança de conduta será imediatamente realizada e comunicada à comunidade Unicamp”.

Não foi detalhado o atendimento nas unidades de saúde como a proporção de casos de síndromes gripais e suspeitas de Covid-19, mas, na nota, a universidade esclarece que, ao menos em Limeira, o atendimento deve ser buscado nas unidades de saúde municipais, enquanto o Cecom se reserva aos testes de Covid a pessoas que tiveram contato com outras contaminadas.

A orientação é de que as pessoas da comunidade Unicamp com sintomas gripais pertencentes ao campus de Barão Geraldo busquem o atendimento no Cecom do respectivo campus. Já as da comunidade dos campus de Limeira podem também ir até o Cecom Barão Geraldo ou em outros atendimentos de Limeir, que foram detalhados na nota da seguinte forma:

“(1) Hospital Humanitária e Santa Casa de Limeira atendem livre demanda, casos suspeitos são notificados e a Secretaria de Saúde contata a pessoa e agenda o teste, estão dando prioridades para casos com mais sintomas, devido a grande procura; (2) Pronto Atendimento do Jardim Aeroporto e Parque Hipólito atende casos de baixa complexidade (não possui RX), o paciente passa em consulta médica e havendo suspeita de COVID-19, o próprio médico solicita o exame/teste rápido com coleta na própria Unidade e o resultado sai na hora, porém o laudo só é liberado, em média com 03 dias úteis; (3) UPA Abílio Pedro – Atende casos de média complexidade (possui RX), paciente passa em consulta médica e havendo suspeita de COVID-19, o médico solicita exames/teste rápido, coleta na própria Unidade e resultado sai na hora, porém o laudo só é liberado com 03 dias úteis”.

O Cecom de Limeira não atende pessoas com sintomas respiratórios, mas realiza a coleta de swab de nasofaringe de pessoas assintomáticas que tiveram contato com casos positivos para SARS-CoV-2. A coleta deve ser realizada após o 5º dia da exposição ao contato.

Já pessoas da comunidade do campus de Piracicaba (Faculdade de Odontologia) com sintomas gripais podem procurar o Cecom (campus de Barão Geraldo), ou um dos locais de atendimento de Covid-19, do município de Piracicaba.

Por fim, a universidade informa que “irá atualizar constantemente sua comunidade acerca das mudanças regidas pelo Ministério da Saúde, Governo do Estado de São Paulo e do Município de Campinas, Limeira e Piracicaba”.

teste
Sair da versão mobile