A ultramaratonista Estela Vaz Rodrigues, de 46 anos, está participando desde o último sábado (3) de uma ultramaratona virtual, a Badwater. A atleta, de Piracicaba (SP), deve correr 427 quilômetros dentro de 16 dias. O evento esportivo geralmente acontece na Califórnia (EUA), mas esse ano está sendo realizado de forma virtual, devido à pandemia do novo coronavírus. Para se motivar, ela tem pedido doações de alimentos ao Fundo Social em troca de cada quilômetro percorrido.
A primeira vez que Estela disputou a Badwater, em julho de 2019, foi nos EUA, quando ela completou a prova em 39 horas, 18 minutos e 30 segundos e percorreu 217 quilômetros. “Minha meta é concluir a quilometragem e arrecadar 1kg de alimentos para cada km percorrido”, disse a atleta.
Sem qualquer relação com a organização da Badwater, ela decidiu reverter cada km percorrido em alimentos a serem doados. “Minha meta é concluir a quilometragem e arrecadar 1kg de alimento para cada km percorrido. Não posso, pelo regulamento receber ajuda para correr, mas necessito do apoio de todos na captação dos alimentos”, afirmou.
As doações poderão ser entregues diretamente no Banco de Alimentos do Fundo Social de Piracicaba ou até mesmo agendar para que a doação seja retirada na residência. Ela incentiva internautas a usarem a hashtag #campanha427 e #estelavaz14 para acompanhar as doações. “Em caso de valores, contatem-me no privado. Conto com a ajuda e apoio de todos”, disse a atleta, que no Instagram @vaz.estela conta seu dia a dia no desafio.
O DESAFIO
O desafio neste ano se estende até o dia 18 de abril. Participar do evento, segundo a atleta, foi uma maneira de se manter motivada e fazer o que gosta mesmo diante de um momento crítico como a pandemia. “Estou de férias do trabalho para dedicar atenção exclusiva a essa prova. Correrei sozinha e sem quebrar o isolamento”, explicou sobre a experiência. Toda a atividade é rastreada pelo relógio e enviada aos organizadores.
Segundo Estela, o plano é correr 20 km todas as manhãs e caminhar ou correr leve 6,5 km todas as tardes durante os dias da semana. Aos finais de semana a meta é percorrer 39 a 40 km por dia.
Natural de Taquarituba, Estela é servidora pública estadual e mora em Piracicaba desde 2010. Em 2011 começou a correr com o grupo de corrida e caminhada do Sesc. Desde então fez inúmeras maratonas, diversas meias-maratonas e outras corridas de 10 quilômetros.
As doações de alimentos podem ser feitas a partir de segunda-feira (5). Informações podem ser obtidas pelos telefones 3434-6332, 3422-9677 e 9-9463-7944. “No caso de doação em dinheiro, é preciso nos contatar para obter a chave PIX. O Fundo em hipótese alguma recebe valores, apenas alimentos. Contamos com a ajuda e apoio de todos”, diz a corredora.