Ícone do site Rápido no Ar

Trabalho da BRK evitou que 19 bilhões de litros de esgoto fossem despejados em rios e córregos de Limeira em 2024

Foto: Divulgação

Em 2024, 19 bilhões de litros de esgoto sem tratamento deixaram de ser despejados nos rios e córregos de Limeira. Isso só foi possível devido à universalização do tratamento de esgoto sanitário do município, que ocorreu em 2011 e que impede, desde então, que efluentes sem o devido tratamento sejam descartados nos rios da cidade. Esse trabalho é realizado pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira.

Limeira tem 100% do esgoto coletado e tratado com alto nível de eficiência, trabalho que ocorre atualmente em três Estações de Tratamento de Esgoto. Em 2024, foi possível evitar que o equivalente a 7.576 piscinas olímpicas de esgoto fosse despejadas nos rios da cidade.

O resultado obtido na cidade, que é referência em saneamento básico no Brasil, é bem diferente do restante do país. Segundo o Ranking do Saneamento 2024, elaborado pelo Instituto Trata Brasil com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2022, no Brasil apenas 52,2% do esgoto é tratado, o que significa que o equivalente a mais de 5,2 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento SÃO despejados na natureza todos os dias.

Limeira conquistou o 4º lugar na 16ª edição do Ranking, estando à frente dos indicadores nacionais referentes aos serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto.

“O tratamento de esgoto universalizado é um diferencial e privilégio do município de Limeira, fruto dos investimentos realizados pela concessionária e contínua responsabilidade operacional. Essa é uma conquista muito importante e que impacta diretamente no cotidiano da população, uma vez que os sistemas de coleta e tratamento de esgoto são fundamentais para prevenir a contaminação e transmissão de doenças, além dos resultados ambientais”, explica Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Limeira.

Com um índice de remoção de carga poluidora de 95%, a BRK tem contribuído diretamente para a despoluição dos corpos hídricos da região, promovendo melhorias significativas na saúde pública, na biodiversidade e na sustentabilidade local. “Esse é um marco importante não apenas para Limeira, mas também para toda a região, pois demonstra o impacto positivo que a gestão eficiente do esgotamento sanitário pode ter no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas”, complementa Leite.

A BRK destaca ainda que esses avanços só são possíveis graças à colaboração da comunidade e à adoção de soluções tecnológicas que tornam o sistema mais eficiente e ambientalmente responsável.

teste
Sair da versão mobile