Ícone do site Rápido no Ar

Tite escolhe Bruno Guimarães, Rodrygo e Gabriel Jesus

Lucas Figueiredo/CBF

O técnico Tite encerrou as três dúvidas que tinha na escalação da Seleção Brasileira para o jogo contra Camarões, nesta sexta-feira às 16h (de Brasília), no Estádio Lusail, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.

Já classificado para as oitavas de final após vencer Sérvia (2 x 0) e Suíça (1 x 0), o Brasil precisa ao menos de empate para garantir o primeiro lugar no Grupo G. Se isso se confirmar, a seleção vai enfrentar o segundo do Grupo H nas oitavas de final no estádio 974 na próxima segunda-feira, dia 5, podendo ser Gana ou Uruguai.

ADVERTISEMENT

O Brasil terá uma formação reserva. Rodrygo venceu a disputa pela vaga no meio de campo com Everton Ribeiro e começará jogando. Nas outras duas vagas restantes, Bruno Guimarães e Gabriel Jesus foram os escolhidos, após disputarem com Fred e Pedro, respectivamente.

O Brasil não terá à disposição Neymar e Danilo, ambos com problema no tornozelo, além de Alex Sandro, que sofreu uma lesão muscular no quadril.

Árbitro

Caberá ao americano Ismail Elfath conduzir o duelo entre Brasil e Camarões, às 16h, no Estádio Lusail. Elfath será assistido por dois compatriotas, Kyle Atkins e Corey Parker.

O árbitro se envolveu em polêmica logo em seu primeiro jogo apitado nesta edição da Copa do Mundo. No duelo entre Portugal e Gana, pelo Grupo H, o árbitro de 40 anos assinalou um pênalti polêmico sobre Cristiano Ronaldo. O astro lusitano converteu a penalidade, inaugurando o marcador na partida, cujo placar final foi 3 a 2 a favor dos portugueses.

Elfath apitou o jogo entre Brasil e Costa do Marfim nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. O jogo, que aconteceu na segunda rodada da fase de grupos, terminou empatado sem gols.

Confrontos

Será a terceira vez que as duas seleções se enfrentam pela Copa do Mundo. O primeiro ocorreu em 1994, com uma vitória brasileira por 3 a 0, gols de Romário, Márcio Santos e Bebeto.

Na Copa de 2014, em Brasília, Brasil e Camarões também fecharam a fase de grupos. Com dois gols de Neymar, um de Fred e um de Fernandinho, a nossa seleção goleou por 4 a 1.

No total, brasileiros e camaroneses se enfrentaram em sete oportunidades. Tirando as duas partidas em Copas, as seleções jogaram dois jogos pela Copa das Confederações. Em 2001, na fase de grupos, o Brasil venceu por 2 a 0. Porém, em 2003, Camarões conquistou uma vitória em cima da Seleção Brasileira por 1 a 0.

O triunfo mais emblemático de Camarões sobre o Brasil foi nas quartas de final das Olimpíadas de 2000, quando os africanos eliminaram a seleção olímpica na prorrogação, por 2 a 1. Na ocasião, a equipe de Samuel Eto’o levou o ouro em cima da Espanha.

Brasil x Camarões

Brasil – Ederson, Daniel Alves, Eder Militão, Bremer e Alex Telles; Fabinho, Bruno Guimarães e Rodrygo; Antony, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli. Técnico – Tite.
Camarões – Epassy; Fai, Castelletto, N’Koulou e Tolo; Kunde, Anguissa e Hongla; Mbeubo, Choupo-Moting e Toko Ekambi. Técnico – Rigobert Song.
Árbitro – Ismail Elfath (EUA)
Local – Estádio Lusail, às 16h.

Sair da versão mobile