Ícone do site Rápido no Ar

Tite completa cinco anos na seleção com 81% de aproveitamento

Tite completou cinco anos de seleção brasileira. Com bons números, o treinador faturou um título no período, manteve o índice de aproveitamento alto em amistosos e jogos oficiais e agora está prestes a encarar mais um duro desafio: preparar a seleção para confirmar a vaga na Copa do Mundo, nas Eliminatórias, e sonhar novamente com o título mundial, em 2022.

O técnico foi contratado pela CBF no dia 20 de junho de 2016. Sua estreia, porém, aconteceu somente em 1º de setembro daquele ano. Foi uma vitória por 3 a 0 sobre o Equador.

A primeira de uma série de nove seguidas, suficiente para recuperar a seleção nas Eliminatórias da Copa de 2018, selar a vaga no Mundial da Rússia e alcançar as quartas de final, quando foi eliminada pela Bélgica.

Desde que chegou à seleção, Tite comandou o time em 56 jogos, com 42 vitórias, 10 empates e 4 derrotas, somando amistosos e jogos oficiais. Trata-se de um aproveitamento de 81% dos pontos em disputa. Foram 123 gols marcados e apenas 19 sofridos.

Se as estatísticas se restringirem às partidas oficiais, o aproveitamento cresce. Em 31 jogos, foram 26 triunfos, quatro empates e apenas uma derrota, justamente para os belgas.

Se a campanha na Copa da Rússia decepcionou, Tite voltou a mostrar serviço na Copa América de 2019, quando conquistou seu primeiro título como treinador da seleção, e também nestas Eliminatórias, com a liderança isolada da tabela. No total, o treinador exibe novamente nove vitórias consecutivas.

Com este embalo, busca o bicampeonato da Copa América ao mesmo tempo em que faz testes no time, visando a Copa do próximo ano. Desde que assumiu o comando da seleção, Tite já convocou 105 jogadores diferentes. O zagueiro Marquinhos é o mais assíduo nas listas do treinador, participando de 20 convocações.

Com duas vitórias em dois jogos, no Grupo B, a seleção brasileira ganhou folga na rodada deste fim de semana. Assim os jogadores receberam descanso no domingo, após treino leve no sábado. O Brasil volta a campo amanhã para enfrentar a Colômbia, novamente no Engenhão, pela quarta rodada da chave.

teste
Sair da versão mobile