Ícone do site Rápido no Ar

“The show must go on”

Passamos por tempestades, furacões e tormentas, cada um a seu tempo, cada um em uma intensidade diferente, uma duração diversa, passamos por nossas fases difíceis, nossos piores dias, sofremos. E como sofremos!

Temos, muitas vezes, a sensação de que nosso sofrimento não tem fim, que nossa dor é atroz, que o medo irá nos consumir, que o desânimo irá tomar conta de nós e nos entregaremos…

PUBLICIDADE

Sim, é verdade, não é fácil sofrermos, não é fácil passarmos pelo ‘deserto da vida’, não é fácil enfrentarmos tempestades. Às vezes temos a sensação que somos os únicos vivendo dias difíceis, dias ruins… será que procede? Não, não procede! Todo mundo enfrenta revezes da vida! Cada um a seu tempo, mas as dificuldades passarão pela vida de cada um de nós.

Sabiamente, Simón Bolívar afirmou que “A arte de vencer, se aprende nas derrotas.”, ô verdade dura essa! Mas pensemos: nas dificuldades, paramos para pensar e refletir em nossos acertos e erros, descobrimos que temos força para lutar e enfrentar os problemas, usamos nossa criatividade, muitas vezes, para contornar obstáculos, caso não possamos vencê-los, descobrimos com quem contamos de verdade e que nos amará e nos estenderá a mão, apesar dos pesares. Lições importantes para a vida! Lições que possibilitam evoluir, que nos ajudam a ficarmos fortes!

De acordo com a Sociedade Brasileira de Coaching “A resiliência tem muito a ver com a capacidade de adaptação, flexibilidade e habilidade de manter-se estruturado perante a situações estressantes”. A pessoa resiliente é aquela que, mesmo frente a dificuldades, consegue lidar com seus problemas e superar obstáculos, sem ceder à pressão, isto é, aquela pessoa capaz de resolver problemas e aprender com eles, sem abandonar seu estado de equilíbrio natural.

Quando falamos em resiliência, falamos sobre como enxergar as situações cotidianas com mais otimismo e esperança. Resiliência é uma mudança sobre como encaramos a vida! Para desenvolvermos a resiliência, faz-se necessária uma modificação global e ampla de nós mesmos!

Para tanto, tenha sempre um propósito, uma meta, mantenha-se focado e procure não deixar que os problemas do dia-a-dia desfoquem você.

Busque se conhecer melhor! Procure descobrir seus pontos fortes e invista neles, afinal, eles serão as principais ferramentas para que você evolua e também para que você vença as adversidades que lhe acontecerem.

Não se deixe vencer por pensamentos pessimistas! Seja otimista, busque encontrar ‘o lado bom’ de tudo que lhe ocorre e tenha em mente que tudo passa, inclusive nossos problemas.

Ser grato é característica fundamental em alguém resiliente. Ser grato muda seu estado de humor, ‘renova’ sua esperança, ser grato te impede de ficar girando em volta de seus problemas, tendo piedade de si mesmo. Não é fácil ser grato quando estamos diante de problemas, mas é nestas horas que a gratidão é mais importante, pois nos impede de nos ‘entregarmos’.

Não se culpe! “Errar é humano”, erramos com frequência, entretanto, não nos culparmos e nos martirizarmos, mas buscarmos compreender os erros, enxerga-los como oportunidade de fazer diferente em uma nova oportunidade é fundamental.

Olhe com carinho para as mudanças! Elas ocorrem o tempo todo! E que bom! São elas que nos permitem evoluir e não estagnarmos em nossa zona de conforto. Receba-as com carinho!

Invista em você! Em sua auto-estima (auto estima se refere ao quanto uma pessoa aprecia a si mesmo) e em sua autoconfiança (à percepção de ser capaz na realização das mais diversas atividades).

Por fim: conte com uma rede de apoio! Tenha pessoas que te apoiam! Todos precisamos de ajuda! Contar com família, amigos nestes momentos é fundamental! Portanto, invista em seus relacionamentos!

Encerro, como de costume, com um convite a reflexão, da doce Cora Coralina: “Mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros.”.

Sair da versão mobile