Ao menos 56 pessoas morreram e até 700 ficaram feridas após um terremoto de magnitude 5,6 graus atingir a província de Java Ocidental, na Indonésia, nesta segunda-feira (21). As autoridades e equipes de resgate trabalham para resgatar sobreviventes e determinar a extensão total de danos.
O governador de Java Ocidental Ridwan Kamil, confirmou que o terremoto atingiu a cidade de Cianjur, cerca de 75 km a sudeste da capital, Jacarta, a uma profundidade de 10 km, afirmou a agência meteorológica e geofísica (BMKG).
Segundo a Agência de Desastres (BNPB), mais de 300 casas foram danificadas ou destruídas. Herman Suherman, autoridade do governo em Cianjur, declarou que alguns moradores ficaram presos nos escombros de prédios desabados.
Estabelecimentos comerciais, um hospital e uma escola islâmica da cidade sofreram grandes danos durante o terremoto, segundo a imprensa local. A eletricidade na região caiu, interrompendo as comunicações, de acordo com a agência de desastres.
Nas duas horas após o terremoto, 25 tremores secundários foram registrados, disse o BMKG, acrescentando que há risco de deslizamentos de terra, especialmente em caso de chuva forte.
A Indonésia fica no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma zona sismicamente muito ativa, onde diferentes placas da crosta terrestre se encontram, causando terremotos e vulcões.