1 – Militares fazem operação em favela do Rio de Janeiro
As Forças Armadas fazem desde as 5 horas de hoje (20) uma operação junto com a Secretaria Estadual de Segurança do Rio, na comunidade da Kelson’s, na Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. Entre as ações estão operações de cerco e desobstrução de vias na comunidade, que é vizinha de um quartel da Marinha e de onde bandidos têm ameaçado os militares.
2 – Vacinação contra febre amarela é prorrogada
A Prefeitura de São Paulo prorrogou a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre amarela até o dia 2 de março. Apenas 43% dos moradores dos 23 distritos que fazem parte da campanha se vacinaram contra a doença.
3 – Rodrigo Maia afasta Paulo Maluf do mandato de deputado e convoca suplente
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afastou hoje (19) o deputado Paulo Maluf (PP-SP) do mandato parlamentar. A decisão foi publicada em edição extra do Diário da Câmara dos Deputados. Maluf está preso desde dezembro do ano passado no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, onde cumpre pena de sete anos e nove meses pelo crime de lavagem de dinheiro.
4 – Governo reconhece lobby como profissão no País
O Ministério do Trabalho incluiu nesta segunda-feira, 19 o lobby no cadastro oficial de ocupações do País. Com o nome de relações institucionais e governamentais, a função passa a ser oficialmente reconhecida pelo governo, que se antecipa à possível regulamentação da profissão, ainda em discussão no Congresso.
5 – Sem votação da reforma da Previdência, governo define pauta alternativa
Ministros e líderes do governo no Congresso anunciaram na noite de hoje (19) a pauta prioritária do governo. Com a decisão pela intervenção federal no Rio de Janeiro, que impossibilita a votação de qualquer proposta de emenda à Constituição, como é o caso da reforma da Previdência, o governo elencou 15 pontos considerados importantes para o país do ponto de vista fiscal e econômico.