Ícone do site Rápido no Ar

Temporal: Campinas registrou 60 mm de chuva em 2 horas; Rio Piracicaba está em ‘Estado de Atenção’

Foto: Rogério Capela/Prefeitura de Campinas

A forte chuva que atingiu Campinas na tarde desta quarta-feira (29) causou alagamentos em oito imóveis e 13 pontos da cidade, além de transtornos no trânsito. Em apenas duas horas, o volume de chuva chegou a 59,2 milímetros, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp.

Apesar dos alagamentos, não houve registros de vítimas nem quedas de árvores. A região central foi a mais afetada, com bloqueios e interdições em diversas avenidas.

Alagamentos e transtornos no trânsito

A Emdec precisou bloquear a Avenida Dr. Heitor Penteado, no Taquaral, e restringir o trânsito nas Avenidas Orosimbo Maia e Princesa D’Oeste, para evitar que motoristas ficassem presos na água. Além disso, um carro chegou a ser arrastado pela enxurrada na Princesa D’Oeste com a Rua Dom Luiz Antônio de Souza. Outro veículo ficou preso em um alagamento na Orosimbo Maia, e o motorista aguardava remoção no local.

No Hospital Mário Gatti, o sistema de drenagem não suportou o grande volume de chuva, causando inundações no pátio de acesso ao raio-X. Apesar disso, o atendimento não foi interrompido e equipes de limpeza atuaram rapidamente para normalizar a situação.

Rio Piracicaba em estado de atenção

Na cidade vizinha de Piracicaba, o temporal também foi intenso, com um acumulado de 32 milímetros de chuva. O Rio Piracicaba atingiu 3,26 metros e está em estado de atenção, o que aumenta o risco de alagamentos em áreas ribeirinhas.

Previsão e cuidados

A Defesa Civil alerta para a possibilidade de mais chuvas nos próximos dias e recomenda que a população evite áreas alagadas e busque abrigo seguro durante os temporais. Para emergências, o órgão atende pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

teste
Sair da versão mobile