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Tarifas de água e esgoto terão reajuste de 12,16% a partir de agosto em Limeira

Foto: Pedro França / Agência Senado / Divulgação

Os serviços de água e esgoto de Limeira passarão por uma Revisão Tarifária e terão reajuste de 12,16% a partir de 16 de agosto. Aprovada pelo Conselho de Regulação e Controle Social de Limeira (CRCS) e autorizada pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES – PCJ), por meio Resolução nº 387 de 18 de junho de 2021, a atualização nas tarifas visa recompor as perdas inflacionárias, levando em conta indicadores de uma fórmula paramétrica baseada em índices como IPCA e IGPM dos últimos doze meses.

A revisão das tarifas será aplicada em todas as categorias tarifárias e faixas de consumo. Desta maneira, a tarifa mínima residencial de água de 10 metros cúbicos, por exemplo, passará dos atuais R$ 46,00 para R$ 51,60. Trata-se da categoria que engloba a maior parte dos clientes do município e o volume de 10m³ é suficiente para o consumo de pelo menos duas pessoas durante um mês. De acordo com dados do diagnóstico do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o consumo per capita de um brasileiro, no estado de São Paulo, é de 174 litros de água. Isso significa um consumo médio mensal de 5m³ por mês.

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Já os valores dos outros serviços prestados pela BRK Ambiental no município, como religação de água, ligação de água e de esgoto, entre outros, serão reajustados em 5,52% também a partir de 16 de agosto, com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) dos últimos 12 meses. A tabela completa de tarifas e valores dos serviços prestados poderá ser consultada no site da BRK Ambiental Limeira (www.brkambiental.com.br/limeira) a partir da segunda quinzena de agosto.

Tarifa Social
É importante destacar que, mesmo com o reajuste, o benefício da tarifa social permanece no município. Ele pode reduzir o valor da conta em até 67% para as famílias que consomem até 15m³ (quinze metros cúbicos de água). Para requerer a tarifa social, o cliente precisa procurar os Centros Comunitários do Município.

Em caso de dúvidas sobre o reajuste, a população pode entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. A empresa também disponibiliza atendimento pelo WhatsApp pelo número 11 99988-0001 ou presencial, mediante agendamento, na loja localizada na rua Visconde do Rio Branco, nº 186, Centro. O funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.

Ciclo de investimentos e destaque em ranking
Pelo quinto ano consecutivo do estudo, Limeira foi listada no grupo dos municípios mais avançados em saneamento do país. Divulgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES), o Ranking ABES da Universalização do Saneamento (edição 2021) analisa indicadores da prestação de serviços de abastecimento de água, de coleta e tratamento de esgoto, e de coleta e destinação dos resíduos; e apura os impactos do saneamento na saúde da população.

A cidade, pelo quinto ano consecutivo, revelou-se em destaque na listagem, alcançando a pontuação total de 491,06, em 500 pontos possíveis. A classificação coloca o município na categoria “rumo à universalização”, dos mais avançados em saneamento do país entre cidades de grande porte (com mais de 100 mil habitantes).

Os avanços nos serviços de água e esgoto da cidade são frutos de investimentos que ultrapassam R$ 613 milhões nos 26 anos de concessão, aplicados tanto em ampliações dos sistemas públicos de água e esgoto, visando atender o crescimento contínuo do município, quanto em modernizações e complementação dos serviços. Além disso, Limeira integra um seleto grupo de cidades que possuem um Plano Municipal de Saneamento Básico.

Em 2021, a empresa está empenhada na modernização da infraestrutura dos sistemas de água e esgoto da cidade. Um novo sistema de tratamento de esgoto em nível terciário foi implantado na ETE Tatu, com expressivos resultados em qualidade do efluente tratado e devolvido limpo ao Ribeirão Tatu. No sistema de distribuição de água, ocorrem obras de substituição de redes em andamento na Vila Queiroz, Vila Cláudia, Campo Novo e um extenso cronograma de trabalho com medidas estabelecidas em um Plano de Contingência, que visam garantir a regularidade do fornecimento de água para atendimento da demanda de consumo, especialmente, diante da estiagem deste ano. As ações têm por objetivo manter a prestação de um serviço de qualidade para toda a cidade.

Consumo consciente
Além do Plano de Contingência para enfrentamento da estiagem deste ano, a concessionária também realiza a campanha “Jogando junto pela água” para incentivar a população a fazer o consumo consciente. A ação reforça a importância da mobilização dos moradores, mostrando que pequenas ações individuais podem trazer resultados coletivos. A ação está com divulgações em redes sociais, mídias locais e, neste mês, com a distribuição de folhetos sobre o tema em todos os imóveis da cidade.
Para mais informações, acesse www.jogandojuntopelaagua.com.br

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