Ícone do site Rápido no Ar

Tarcísio lança obra da Sabesp para reforçar abastecimento de água em Campo Limpo e Várzea Paulista

Projeto envolve a construção de uma estação elevatória de água bruta, com capacidade para transportar até 400 litros por segundo. Foto: Igor do Vale/Governo do Estado de SP

O governador Tarcísio de Freitas acompanhou nesta terça-feira (22) o início das obras de um novo sistema de abastecimento de água da Sabesp, que vai atender os municípios de Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, na região de Campinas. Com investimento superior a R$ 170 milhões, o projeto prevê a construção de uma estação de bombeamento e 25 km de adutoras que transportarão água da represa Paiva Castro, em Franco da Rocha, até a estação de tratamento de Campo Limpo.

Mais segurança hídrica e capacidade de abastecimento

A obra tem como objetivo principal garantir maior segurança hídrica para a região, especialmente nos períodos de estiagem, quando a captação de água no Rio Jundiaí sofre com o baixo volume. O novo sistema permitirá o transporte de até 400 litros por segundo de água bruta, beneficiando mais de 200 mil pessoas.

“É um projeto que vai dobrar a capacidade de produção de água bruta na região. Vamos enfrentar a escassez e garantir água e dignidade para a população”, afirmou o governador durante a visita às obras.

Conclusão prevista para 2027

Com previsão de entrega em 2027, o sistema envolverá os municípios de Atibaia, Campo Limpo Paulista, Franco da Rocha e Francisco Morato, formando um corredor hídrico entre a barragem Paiva Castro, na Serra da Cantareira, e a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Campo Limpo Paulista – responsável também por abastecer Várzea Paulista.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, a iniciativa fortalece a integração regional e o uso racional dos recursos hídricos. “Essa é a beleza do saneamento. Integração e segurança para a população e para o meio ambiente”, disse.

Ampliação do saneamento em todo o estado

O diretor de Engenharia e Inovação da Sabesp, Roberval Tavares, ressaltou que a obra acompanha o crescimento populacional e a expansão urbana. A empresa também mantém um plano de universalização dos serviços de água e esgoto, com meta de antecipar de 2033 para 2029 os objetivos do Marco Legal do Saneamento. Estão previstos R$ 70 bilhões em investimentos em todo o estado, conforme anunciado pela companhia em 2024.

Sair da versão mobile