Depois do preço do leite se aproxima de R$10, uma imagem de soro de leite sendo vendido em um mercado por R$4,49 viralizou nas redes sociais nesta semana.
O produto, comercializado em uma caixa igual à dos leites longa vida, virou assunto entre os internautas. Na imagem, o produto está exposto nas prateleiras do mercado com uma placa de oferta identificando-o apenas como “soro de leite”.
Entretanto, no site do estabelecimento, o mesmo item é vendido por R$5,28 sob a denominação de “bebida láctea”.
Com a inflação a 12% em 12 meses, muitos brasileiros deixaram de comprar leite e começaram a buscar por alternativas que substituíssem o produto, por isso, a oferta do soro de leite chamou a atenção dos espectadores.
“Com o litro do leite batendo R$10 sobrou o soro de leite para alimentar nossas crianças”, publicou Ricardo Pereira em sua conta no Twitter.
Com o litro do leite batendo 10 reais sobrou o soro de leite para alimentar nossas crianças. pic.twitter.com/wZg7gYyqIU
— Ricardo Pereira (@ricardope) July 5, 2022
Outros itens também tiveram alterações em sua composição, para reduzir custos e consequentemente, o preço da venda. Entre eles, o leite condensado, que virou mistura láctea condensada com soro de leite e amido, e compostos lácteos em pó semelhantes a fórmulas infantis.
O soro do leite é um produto lácteo líquido extraído da coagulação do leite e é utilizado no processo de fabricação de queijos, caseína e produtos similares. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o produto pode ser apresentado na forma líquida, concentrada ou em pó.
Já a bebida láctea é uma mistura do leite (que pode ser integral, desnatado ou parcialmente desnatado) com o soro do leite. Ela tem menor teor calórico, já que ela é mais “diluída” por acrescentar o soro e outros produtos alimentícios.
Devido a isso, é esperado que a bebida láctea tenha um preço mais acessível quando comparado ao leite.