Ícone do site Rápido no Ar

Shampoo sólido vem ganhando espaço no mercado de cosméticos

O shampoo sólido vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de beleza. O produto tem a mesma função da versão líquida, agindo sobre os fios e trazendo limpeza, hidratação, brilho e nutrição. Além disso, o shampoo sólido contribui para a diminuição do plástico no mundo, sendo ecologicamente correto e livre de químicas.
O produto tem sido muito usado por pessoas veganas, não só por ser um biocosmético, mas também pela praticidade e durabilidade. Formulados sem substâncias químicas agressivas e artificias, os biocosméticos possuem critérios rigorosos de produção que respeitam o meio ambiente.

A crescente preocupação com as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade, o desmatamento e outros problemas ambientais causados pela ação humana, são alguns dos fatores que contribuem para que os biocosméticos se tornem mais populares, principalmente o shampoo sólido.

A concentração dos ingredientes ativos no shampoo em barra é muito maior que na versão líquida, por se tratar de um produto sólido e seco, não há espaço para água, portanto cada barra é altamente concentrada dos princípios ativos. A diluição dos componentes ocorre durante o uso. Já no shampoo líquido, o produto vem previamente diluído dentro do frasco, sendo 80% composto por água.

Leide Armelin Morais, produtora de shampoo sólido e empreendedora da “Mimo da Lua”, de Limeira (SP), conta que decidiu produzir o biocosmético após sentir “na pele” os danos que os shampoos líquidos causaram em seu cabelo. “Os shampoos em barra são muito melhores para a saúde dos fios, eles não possuem a química que um produto envasado possui”, afirma Leide.

Segundo o Instituto Biodinâmico de Certificações (IBD), cosméticos orgânicos devem conter, no mínimo 95% de matérias-primas certificadas como orgânicas. Os outros 5% podem ser compostos por água e por outras matérias-primas naturais. O uso de agrotóxicos e outros agentes químicos é estritamente proibido. Apesar disso, muitas marcas acabam comercializando fórmulas que contêm substâncias sintéticas e artificiais como se fossem “naturais”.

Leide alerta que antes de consumir o shampoo em barra é necessário garantir que os insumos utilizados na produção são orgânicos. “É preciso ter muito cuidado e verificar a origem do produto. Buscar saber a fonte dos insumos pode preservar a integridade do cliente em relação ao que ele está comprando”, diz a empreendedora.
O shampoo sólido foi criado nos Estados Unidos devido à proibição de transportar líquidos nas bagagens dos passageiros nos aviões.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS:

1. Por dispensar as embalagens de plástico, o uso do shampoo sólido é benéfico para o meio ambiente;
2. Por ser mais concentrado, o produto acaba tendo uma durabilidade maior do que o shampoo convencional;
3. Por não ser composto por substâncias sintéticas e artificiais, o produto contribui para a saúde dos fios e pode evitar possíveis irritações no couro cabeludo;
4. Por não agredir os fios, é indicado para todos os tipos de cabelos, inclusive cacheados e crespos;
5. Preserva a cor de cabelos tingidos por mias tempo;

COMO USAR:

Ao contrário do shampoo líquido que você despeja na mão e aplica sobre os cabelos, no caso do shampoo sólido é necessário esfregar a barrinha diretamente sobre o couro cabeludo, fazendo com que o produto entre em contato direto com o cabelo. A frequência de lavagens dos fios deve ser a mesma do shampoo convencional.

Outra forma de usá-lo é esfregando a barra nas mãos até criar uma certa quantidade de espuma e, a partir daí, aplicar nos fios e no couro cabeludo. Feita a lavagem, o próximo passo é utilizar o condicionar sólido, que possui os mesmos benefícios do shampoo em barra.

No caso do condicionador sólido, basta esfregar a barrinha nas mãos até liberar uma quantidade de produto e depois aplicar nos fios, evitando o couro e a raiz dos cabelos. A empreendedora Leide Armelin Moraes já está desenvolvendo o condicionar sólido para atender a população limeirense com a dupla de biocosméticos.

Sair da versão mobile