Ícone do site Rápido no Ar

Série B: Título e três vagas de acesso na última rodada

Celso da Luz

Fazia tempo que a Série B do Campeonato Brasileiro não era tão emocionante. Com o fim da penúltima rodada, a divisão ainda não tem seu campeão. Além disso, só o Coritiba subiu. Serão três vagas de acesso para cinco times em disputa.

Quem adiou o título do Coxa foi justamente o arquirrival Athletico, que conseguiu uma virada épica nos cinco minutos finais na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara. Vitória por 2 a 1 diante da Ferroviária, complicando demais a situação do time paulista, que abre o Z-4.

Athletico, Criciúma, Goiás, Chapecoense e Remo lutam por três vagas na rodada de domingo, às 16h30. Já Novorizontino e CRB deram adeus a qualquer chance de acesso.

No Mangueirão, em Belém, será disputado o principal jogo da rodada, colocando frente a frente Remo x Goiás, em confronto direto por uma vaga na elite do futebol brasileiro.

O empate não é suficiente para o time goiano, ainda que tire o Remo da briga. Se empatar e a Chapecoense vencer o eliminado Atlético-GO, na Arena Condá, os catarinenses ultrapassariam o Goiás no número de vitórias.
Quem tem a situação mais complicada na luta pelo acesso é o Remo, sexto colocado. Além de vencer o Goiás no confronto direto, o Leão precisa secar a Chapecoense.

Por outro lado, a situação mais confortável é a do Athletico-PR, que precisa de um simples empate na última rodada para retornar à elite. O Furacão recebe o eliminado América/MG, na Ligga Arena.

Se vencer e o Coritiba perder na última rodada para o rebaixado Amazonas, fora de casa, o Athletico seria o campeão da Série B, pelo número de vitórias (19 x 18). Por isso, basta um empate para o Coxa garantir a taça.

O Criciúma é outro que só depende dele. Após vencer o Botafogo por 2 a 0, no Heriberto Hulse, o time catarinense entrou no G-4 – é o 3º, com 61 pontos. Agora, o time de Eduardo Baptista encara o Cuiabá, na Arena Pantanal e se vencer, subirá.

Rebaixamento

Athletic, Botafogo/SP e Ferroviária lutam contra o descenso. Com três times já rebaixados (Paysandu, Volta Redonda e Amazonas), resta definir o quarto e último time que disputará a Série C no ano que vem. E consequentemente enfrentará a Inter de Limeira.

Athletic e Botafogo jogam em casa contra Paysandu e Avaí, respectivamente. Se vencerem, escapam da degola. A Ferroviária está em uma situação bastante delicada, pois terá que derrotar o Operário, no Paraná e ainda torcer para que um dos concorrentes tropece.

Resultados da penúltima rodada: Paysandu 2 x 2 Amazonas, Coritiba 0 x 0 Athletic, Atlético/GO 0 x 0 Operário/PR, Avaí 3 x 1 Remo, CRB 2 x 0 Vila Nova/GO, Volta Redonda 1 x 1 Chapecoense, Goiás 1 x 0 Novorizontino, Criciúma 2 x 0 Botafogo/SP, América/MG 1 x 1 Cuiabá e Ferroviária 1 x 2 Athletico/PR.

Última rodada:
Quarta:
Vila Nova x Volta Redonda

Domingo:
Athletico-PR x América-MG
Cuiabá x Criciúma
Remo x Goiás
Chapecoense x Atlético-GO
Amazonas x Coritiba
Operário x Ferroviária
Botafogo/SP x Avaí
Athletic x Paysandu
Novorizontino x CRB

Classificação:
1) Coritiba 65
2) Athletico/PR 63
3) Criciúma 61
4) Goiás 61
5) Chapecoense 59
6) Remo 59
7) Novorizontino 57
8) CRB 56
9) Avaí 55
10) Atlético/GO 52
11) Cuiabá 51
12) América/MG 46
13) Vila Nova/GO 46
14) Operário 45
15) Athletic 41
16) Botafogo 41
17) Ferroviária 40
18) Amazonas 36
19) Volta Redonda 35
20) Paysandu 28

Sair da versão mobile