Ícone do site Rápido no Ar

Sepultado o pai do futebol amador de Limeira

Arquivo

Limeira se despediu ontem de um dos maiores ícones do esporte da cidade. Morreu aos 83 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o querido Antonino Alcântara Teixeira Martins. Seu sepultamento foi à tarde, no Cemitério Saudades.

E Antonino morreu justamente num domingo, seu dia preferido, o dia do futebol. Com muito trabalho e dedicação, fez Limeira ser uma referência em se tratando de Campeonato Amador. Se hoje a nossa cidade é reconhecida em todo Estado de São Paulo como uma potência do futebol amador, muito se deve a ele, que por mais de 50 anos prestou serviços a Liga Desportiva Limeirense.

PUBLICIDADE

Antonino também foi um dos responsáveis pela Copa Gazeta, competição mais famosa da cidade, que reuniu apenas os melhores do amador. Também tinha um carinho todo especial pelas categorias de base.

Antonino viveu muito mais na Liga, do que propriamente em sua casa. Organizou campeonatos de futsal, de veteranos e do futebol feminino. Era incansável. Nem mesmo quando chegou aos 70 anos, ele desistiu. Pelo contrário, parecia que seu combustível era pisar na Liga e receber o aperto de mão de seu fiel escudeiro Pedrão.

Seu maior vício, além do futebol, era o cigarro. E se irritava quando alguém falava: “para de fumar”. Na hora, respondia: “cuida da sua vida”. Também era figura presente no Bar do Mineiro.

Era muito querido, principalmente pela imprensa. Era chamado carinhosamente de “Guru”, o “homem dos dois amores” e até “Einstein”, por sua semelhança com o cientista.

Antonino era contabilista. Uma de suas maiores alegrias foi presidir a 48ª edição dos Jogos Regionais, realizado em Limeira em 2004. Até o início de 2021, foi servidor da Secretaria de Esporte e Lazer e atuava no Ginásio Vô Lucato.

Sair da versão mobile