Ícone do site Rápido no Ar

Semana Estadual de mobilização contra dengue

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Limeira

A Divisão de Vigilância de Zoonoses de Limeira (SP) realizou na manhã desta sexta-feira (24) uma ação educativa na Praça Toledo Barros, no Centro, voltada à prevenção do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika e chikungunya. A atividade marcou a Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue, que começou na segunda (20), com palestra na escola Arlindo Silvestre, e segue até este sábado (25), com mutirão no Jd. Piratininga, Jd. Nova Europa, Jd. Ouro Verde e Jd. São João.

Na praça, foi montado um estande para divulgação de informações sobre o tema, como os hábitos do mosquito e os principais tipos de criadouros dentro das residências, entre eles, baldes, pratinhos de vasos de plantas, garrafas, brinquedos, entre outros. E quem passou pelo local, recebeu folhetos orientativos e pôde observar as quatro fases do ciclo de vida do mosquito: o ovo, a larva, a pupa e o indivíduo já adulto. As crianças também conheceram o “dengoso”, um personagem criado pela Zoonoses que distribuiu material lúdico a esse público.

A gerente da Divisão de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, alertou quanto ao aumento da incidência de dengue no município. Desde o início do ano, foram 685 notificações da doença, com 38 confirmações, 298 casos descartados e 349 sob investigação. “A dengue pode evoluir com gravidade, levando à morte”, citou.

Pedrina destacou ainda que os trabalhos de controle do mosquito seguem intensos na cidade, com mutirões, visitas aos imóveis (casa a casa), inspeções em pontos estratégicos, limpezas compulsórias e demais ações. Mesmo com toda a rotina de cuidados da prefeitura, ela reforçou que a população deve colaborar com a prevenção. “É papel de cada morador cuidar de sua casa, do ambiente de trabalho e das áreas de convívio para eliminar os criadouros do mosquito”, finalizou.

teste
Sair da versão mobile