Ícone do site Rápido no Ar

Sema destaca evolução de restauração ecológica de 21 hectares na zona rural em Piracicaba

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Piracicaba (SP), por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), esteve entre os dias 6 e 8 deste mês, realizando vistorias nas áreas que estão sendo reflorestadas em onze propriedades rurais localizadas na microbacias do Ribeirão dos Marins, por meio do programa municipal PSA (Pagamento por Serviços Ambientais).

O plantio de aproximadamente 35 mil mudas de espécies nativas em 21 hectares de áreas de APPs (Área de Preservação Permanente) foi realizado em julho de 2022 pela empresa Progaia, ganhadora da licitação para executar o trabalho.

De acordo com o engenheiro florestal da Sema, Ramon Pittizer, nessa vistoria, verificou-se o bom desenvolvimento das mudas na maior parte do plantio e algumas áreas com baixo desenvolvimento e falhas, que serão replantadas pela empresa executora.

“Essas diferenças já são esperadas devido às variáveis ambientais de cada área do projeto, a exemplo da fertilidade do solo e relevo do terreno”, explica. A partir dessa análise, os técnicos da Sema indicam as manutenções necessárias para execução pela empresa.

A manutenção realizada pela empresa Progaia continua a cada dois meses, até fevereiro de 2025, onde se espera que as mudas já estejam mais desenvolvidas para crescerem sozinhas. A manutenção envolve vários passos entre a roçagem da área, adubação de cobertura, colocação de iscas para combate de formiga cortadeira, manutenção das cercas nas áreas de pastagem, entre outros.

Essa é a oitava manutenção realizada pela empresa e a décima avaliação realizada pela UGP/PSA (Unidade Gestora de Projetos), composta por técnicos da Sema, Simap (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente), Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Agência das Bacias PCJ e Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).

Após as vistorias, os relatórios elaborados pela Progaia são enviados e aprovados pelos membros da UGP/PSA e dos conselheiros do Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural), para que o pagamento seja liberado à empresa.

A secretária Nancy Thame destaca que este trabalho está acontecendo de forma inédita dentro do programa PSA, graças ao recurso proveniente de edital da Agência das Bacias PCJ, no qual a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema, foi contemplada com o recurso de R$ 450 mil para uso em restauração ecológica, sem necessidade de contrapartida.

“A equipe da Sema está constantemente pleiteando recursos com instituições parceiras e com o Governo Estadual, para fortalecer nossas ações em prol da proteção do meio ambiente na zona rural. Este projeto é um deles, que se destaca na restauração de ecossistemas degradados e que também contribui para a proteção de nascentes e microbacias no município”, afirma a secretária da Sema, Nancy Thame.

teste
Sair da versão mobile