Ícone do site Rápido no Ar

Seleção Brasileira enfrenta Guiné, em Barcelona

Joilson Marconne / CBF

A Seleção Brasileira terá nove remanescentes da Copa do Mundo do Catar como titulares no amistoso contra Guiné, hoje às 16h30, no estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona.

O técnico Ramon Menezes manteve a escalação esboçada nos últimos dias. As novidades na equipe ficam por conta do lateral-esquerdo Ayrton Lucas, do Flamengo, e do volante Joilinton, do Newcastle, ambos convocados pela primeira vez nessa Data Fifa.

O Brasil vai a campo com: Alisson, Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas; Casemiro, Joelinton e Lucas Paquetá; Rodrygo, Richarlison e Vini Jr.
O Brasil usará um uniforme todo preto, fato inédito em 109 anos de história. O primeiro jogo da equipe foi em 1914, no qual seus jogadores usaram camisas e calções brancos.

A iniciativa faz parte de uma série de ações organizadas pela CBF com o objetivo de combate ao racismo. O tradicional uniforme da seleção, com camisa amarela e calções azuis, foi adotado a partir de 1952. Hoje, durante o primeiro tempo, todos os jogadores da seleção vestirão preto. A equipe voltará para a etapa complementar com a camisa amarela.

Ao longo da história, o Brasil enfrentou seleções africanas por 38 vezes, com retrospecto bastante favorável: foram 33 vitórias, dois empates e somente três derrotas.

Será o primeiro confronto entre Brasil e Guiné. Na terça-feira, em Lisboa, a nossa seleção vai enfrentar Senegal, com quem jogou somente uma vez. Em 2019, empatou por 1 a 1, em amistoso disputado em Cingapura.

Camarões foi quem mais vezes enfrentou o Brasil: sete. Depois, vem o Egito (6), Gana (5), Argélia (4) e Marrocos (3). Já África do Sul, Tunísia e Nigéria jogaram com a seleção duas vezes cada.

Gabão, Zâmbia, Zimbabwe, Tanzânia, Costa do Marfim e Zaire (atual República Democrática do Congo) foram os outros adversários do Brasil do continente africano. Nesses 38 jogos, o Brasil marcou 98 gols e sofreu 17, com um saldo de 81 gols.

Barcelona

O jogo contra Guiné será o oitavo do Brasil na cidade de Barcelona. O primeiro foi exatamente em 17 de junho de 1934, quando a equipe foi superada pela seleção da Catalunha por 2 a 1.

O Brasil voltaria a enfrentar a Catalunha em Barcelona mais duas vezes e venceu em ambas: 3 x 1 em maio de 2002, às vésperas da Copa do Mundo no Japão e Coreia do Sul, com dois gols de Ronaldinho Gaúcho e um de Edmílson; e 5 x 2 em maio de 2004, com dois gols de Ronaldo, outros dois de Júlio Baptista e um de Ricardo Oliveira.

Nesse histórico na cidade, o Brasil fez duas partidas contra o Barcelona: 4 x 4 em julho de 1934 e 2 x 2 em abril de 1999, gols de Ronaldo e Rivaldo.
Foi em Barcelona também que a Seleção Brasileira disputou dois jogos pela Copa do Mundo da Espanha em 1982: vitória sobre a Argentina por 3 a 1 e derrota para a Itália por 3 a 2.

Na Espanha, ao todo, a nossa seleção já atuou 18 vezes: além dos sete compromissos em Barcelona, apresentou-se quatro vezes em Sevilha, duas em Madri, e ainda em Girona, Gijón, Valência, Bilbao e Vigo.

teste
Sair da versão mobile