Ícone do site Rápido no Ar

Segundo finalista da Taça Libertadores será conhecido hoje

Vitor Silva

Conheceremos hoje, às 21h30, no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, no Uruguai, o segundo finalista da Taça Libertadores da América. O Peñarol recebe o Botafogo pelo jogo de volta das semifinais, com transmissão da TV Globo. Quem passar pegará o Atlético/MG, que eliminou o River Plate após um empate sem gols no Monumetal de Nuñez.

O Fogão atropelou o rival no jogo de ida por 5 a 0 e desta forma, poderá perder até por quatro gols de diferença. O time uruguaio precisará vencer por seis gols de diferença para disputar a final ou por cinco para levar a decisão da vaga para as penalidades máximas.

O Ministério do Interior do Uruguai alegou falta de segurança para os botafoguenses após os incidentes no Rio de Janeiro na véspera do jogo de ida. A partida terá torcida única – a capacidade é para 40 mil pessoas. Vale destacar que 21 uruguaios ainda estão presos na capital carioca.

Em razão do placar elástico, o técnico Artur Jorge poderá poupar cinco titulares. Acontece que o goleiro John, o zagueiro Alexander Barboza, o volante Gregore e os atacantes Luiz Henrique e Igor Jesus estão pendurados. Caso recebam mais um cartão amarelo, ficariam de fora da final no Monumental de Nuñez.

O treinador português deve manter apenas o goleiro Joh. Entrariam no time Adryelson, Danilo Barbosa, Matheus Martins e Tiquinho Soares.

O Botafogo busca sua primeira participação na final e, consequentemente, o primeiro título. Mas já fez história ao voltar às semifinais, fase que disputou duas vezes, em 1963 e 1973. No mata-mata desta temporada, passou por dois paulistas: Palmeiras e São Paulo.

O time brasileiro está há 14 jogos invicto na temporada, sendo oito vitórias e seis empates, liderando o Brasileirão com 64 pontos. Na Libertadores, soma sete vitórias, seis empates e duas derrotas, ambas na fase de grupos.

O Peñarol já tem cinco taças, sendo o terceiro maior campeão, atrás dos argentinos Independiente (7) e Boca Juniors (6). Entretanto, o último título uruguaio foi em 1987, ou seja, há 37 anos. A última vez que chegou às semifinais foi em 2011, quando foi vice-campeão, perdendo para o Santos de Neymar.

Para chegar às semifinais, o Peñarol passou por The Strongest, da Bolívia, e eliminou o favorito Flamengo no mata-mata. Diante dos brasileiros, o atacante Javier Cabrera marcou o único gol dos dois jogos e foi no Maracanã.

Em toda a história, aconteceram apenas seis embates entre os clubes, com nenhuma vitória para o Peñarol. Foram três empates e três vitórias do Fogão.

Peñarol x Botafogo
Peñarol – Aguerre; Pedro Milans, Méndez, Rodríguez e Maxi Olivera; García Graña, Darias, Cabrera, Leonardo Fernández e Jaime Báez; Maximiliano Silvera. Técnico – Diego Aguirre.
Botafogo/RJ – John; Vitinho, Bastos, Alexander Barboza (Adryelson) e Cuiabano; Gregore (Danilo Barbosa), Marlon Freitas, Thiago Almada e Savarino; Luiz Henrique (Matheus Martins) e Igor Jesus (Tiquinho Soares). Técnico – Artur Jorge.
Árbitro – Piero Maza (Chile)
Local – Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, no Uruguai, às 21h30.

teste
Sair da versão mobile