Ícone do site Rápido no Ar

Segunda-feira, 30 de outubro – Cinco notícias para começar o dia bem informado

1 – Novas regras para adoção só dependem de sanção presidencial
Grupos de irmãos ou menores com deficiência, doença crônica ou com necessidades específicas de saúde terão prioridade na adoção. A preferência, que será incluída no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), será possível graças à aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 101/2017 na última quarta-feira (25) pelo Senado. Para virarem lei, as novas regras, que também tinham sido aprovadas na Câmara, só dependem de sanção presidencial. O texto deve ser enviado pelo Senado à Casa Civil no início desta semana.

2 – Com incêndio controlado, bombeiros vão deixar Chapada dos Veadeiros
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou hoje (29) que, com o incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, sob controle, metade dos bombeiros deve deixar o local até o fim deste domingo. A situação da área será verificada novamente amanhã por um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

PUBLICIDADE

3 – Câmara convoca sessão para adiantar votações em semana de feriado
A pauta legislativa deve levar alguns dias para voltar à normalidade na Câmara encerrada a votação que rejeitou a segunda denúncia apresentada contra o presidente Michel Temer e dois de seus ministros. Com o feriado de 2 de novembro, a próxima semana na Câmara deve ser de movimento reduzido e poucos projetos deverão ser analisados pelos deputados.

4 – Reinício de combates em reduto do Estado Islâmico deixa 73 mortos na Síria
Pelo menos 23 soldados das forças governamentais sírias e 50 combatentes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) morreram nas últimas horas com o reinício dos combates na cidade de Deir ez-Zor, no nordeste da Síria, informou hoje (29) a Organização Não Governamental (ONG) Observatório Sírio de Direitos Humanos.

5 – Temporal causa mortes na Alemanha e na Polônia
A tempestade Herwart paralisou hoje (29) o transporte ferroviário nas regiões norte e leste da Alemanha, onde pelo menos uma pessoa morreu e outras seis ficaram feridas. Além disso, rajadas de vento de 100 km/h causaram muitos danos materiais, pois derrubaram galhos e árvores.

Sair da versão mobile