Ícone do site Rápido no Ar

SC pode enfrentar maior onda de frio dos últimos 66 anos

Arquivo/ Divulgação/ Epagri

Santa Catarina está sob o risco de enfrentar a maior onda de frio dos últimos 66 anos nos próximos dias, podendo registrar congelamentos e prejuízos.

Os meteorologistas explicam que o frio virá, novamente, com quebra de recorde de temperatura mensal e absoluto (registro de toda série histórica) na maioria das regiões, temperatura negativa com geada generalizada no estado, mais forte nas áreas altas (acima de 700/800m), com possíveis prejuízos para a agricultura. Outros setores, como pecuária, piscicultura e carcinicultura também podem ser afetados devido ao frio intenso.

PUBLICIDADE

Além dos danos econômicos, as geadas também trarão riscos de hipotermia para pessoas com situação de exposição elevada ao frio, como moradores de rua, e animais de criação e estimação.

Segundo o meteorologista, Ronaldo Coutinho, a partir de quarta-feira (28) há chance de temperaturas negativas na Capital catarinense, algo que ocorreu pela última vez em 1955, além de geadas fortes no cinturão verde da Ilha.

Na região da Serra Catarinense as máximas podem oscilar entre 0 e 3° e mínima entre -7 e -10°C”.

Conforme Coutinho, os dias mais frios serão quinta, sexta-feira e sábado, com máximas de 0º e mínimas negativas em todo o Estado.

Sair da versão mobile