Ícone do site Rápido no Ar

Saúde de Limeira confirma morte por febre maculosa; vítima foi atendida em Santa Bárbara

Foto: Erik Karits / Pexels

A Secretaria de Saúde de Limeira recebeu notificação sobre a morte confirmada por febre maculosa de um homem de 66 anos, ocorrida no final de junho. O paciente foi atendido em Santa Bárbara D’Oeste, e a investigação agora busca identificar o Local Provável da Fonte de Infecção (LPI).

Diante do caso, a Divisão de Controle de Zoonoses iniciou o acompanhamento junto à família e o levantamento acarológico. A presença do carrapato-estrela (Amblyomma sculptum) está sendo monitorada, e a população está sendo alertada com placas informativas em locais positivos para a presença desses parasitas.

Ações educativas, como palestras em escolas e outros espaços, distribuição de materiais informativos e campanhas em mídias sociais, estão sendo realizadas em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. Além disso, profissionais de saúde estão recebendo orientações específicas para o atendimento de pacientes com sintomas da febre maculosa.

A Prefeitura de Limeira também está aplicando carrapaticida e realizando a manutenção das áreas verdes nos parques como medida preventiva.

Até o momento, neste ano, foram notificados 55 casos de febre maculosa em Limeira, com dois casos confirmados (ambos fatais), 15 casos descartados e 38 suspeitos em investigação.

https://static.rapidonoar.com.br/prefeitura/2023/agua-vt.mp4

teste
Sair da versão mobile