O São Paulo está pronto para enfrentar o Flamengo, hoje às 21h30, no Morumbi, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Mais de 40 mil ingressos foram vendidos. O jogo da volta acontece no dia 14 de setembro, no Maracanã.
Outra alternativa é optar por ter dois laterais em ação: Igor Vinícius e Reinaldo, com Diego Costa e Léo como zagueiros. Já o volante Gabriel Neves foi vetado pelo departamento médico.
O zagueiro Nahuel Ferraresi, que teve boa estreia no clássico contra o Santos, na Vila Belmiro, não poderá ser utilizado porque não está inscrito na Copa do Brasil.
O São Paulo disputa a Copa do Brasil desde o início. Na primeira fase, em jogo único, eliminou o Campinense com um empate sem gols em Campina Grande, na Paraíba.
Na segunda fase, o Tricolor despachou o Manaus, no Morumbi, com uma vitória por 2 a 0. Na terceira fase o adversário foi o Juventude. O time paulista empatou por 2 a 2, em Caxias e venceu por 2 a 0, na Arena Barueri.
Nas oitavas de final o São Paulo disputou o clássico contra o Palmeiras, vencendo por 1 a 0, no Morumbi e perdendo no Allianz Parque por 2 a 1. Nos pênaltis deu Tricolor.
Motivado, o time de Rogério Ceni encarou o América/MG nas quartas de final. O Tricolor fez 1 a 0, no Morumbi, gol de Luciano e empatou no Estádio Independência por 2 a 2, com dois gols de Luciano.
O Flamengo por sua vez, entrou direto na terceira fase por estar disputando ao mesmo tempo a Taça Libertadores da América.
O time de Dorival Júnior eliminou o Altos, vencendo por 2 a 1, fora de casa e ganhando no Maracanã por 2 a 0. Depois, passou pelo Atlético/MG, perdendo no Mineirão por 2 a 1 e vencendo no Maracanã por 2 a 0.
Já nas quartas de final, o Mengão travou um duelo interessante com o Athletico. Empatou sem gols no Rio de Janeiro e venceu por 1 a 0, na Arena da Baixada, com direito a um golaço de bicicleta de Pedro.
O São Paulo está forte no Morumbi este ano quando o assunto é mata-mata. Pelo Campeonato Paulista, o Tricolor fez três jogos em casa e venceu todos: São Bernardo (4 x 1), Corinthians (2 x 1) e Palmeiras (3 x 1).
Na Copa do Brasil, o São Paulo venceu Manaus (2 x 0), Palmeiras (1 x 0) e América/MG (1 x 0). A vitória contra o Juventude foi na Arena Barueri.
Foram também dois confrontos eliminatórios pela Copa Sul-Americana, contra Universidad Católica (4 x 1) e Ceará (1 x 0). Na semifinal, enfrentará o Atlético/GO, a partir da semana que vem.
Por outro lado, existe um tabu pessoal de Rogério Ceni. O treinador enfrentou o Flamengo oito vezes como treinador e perdeu as oito: quatro pelo São Paulo, três pelo Fortaleza e uma pelo Cruzeiro. A última aconteceu pelo Brasileirão, quando o Mengão venceu no Morumbi por 2 a 0, usando o time alternativo, gols de Lázaro e Gabigol.
Vindo de um empate com o Palmeiras por 1 a 1, no Allianz Parque, o Flamengo está embalado e não perde há 12 jogos – é terceiro no Brasileiro e está na semifinal da Libertadores.
Enquanto isso, o São Paulo perdeu o clássico com o Santos por 1 a 0, na Vila Belmiro, e vive uma oscilação – com apenas três vitórias em 13 jogos. É o 12º no Brasileiro, mas está na semifinal da Sul-Americana.
São Paulo e Flamengo já se enfrentaram 110 vezes. O Tricolor venceu 43, o Mengão 36 e foram 31 empates. O time paulista marcou 175 gols, 25 a mais que o rival carioca.
São Paulo x Flamengo
São Paulo – Jandrei; Igor Vinícius (Rafinha), Diego Costa, Léo e Reinaldo; Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Igor Gomes e Patrick (Luizão); Luciano e Calleri. Técnico – Rogério Ceni.
Flamengo – Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Pedro. Técnico – Dorival Júnior.
Árbitro – Anderson Daronco (SC)
Local – Morumbi, 21h30.