Com a previsão de um Morumbis lotado, o São Paulo recebe o Atlético Nacional, hoje às 21h30, pela partida de volta das oitavas de final da Taça Libertadores da América. Transmissão exclusiva da Paramount (TV fechada e streaming).
Como o jogo de ida terminou empatado sem gols, uma nova igualdade levará a decisão da vaga para as penalidades máximas. Quem vencer, estará nas quartas de final.
Sonhando com o tetra, o Tricolor tentará superar o seu algoz da Libertadores de 2016.
Segundo a ESPN, o histórico está do lado do São Paulo: em nove oportunidades o clube empatou na ida fora de casa por um mata-mata de Libertadores, e em oito delas conseguiu a classificação em casa na volta.
A única exceção foi justamente no ano passado, quando empatou com o Botafogo por 0 a 0, no Engenhão, mas foi eliminado no Morumbis na volta, nos pênaltis.
Na ida, o Atlético Nacional foi amplamente superior e desperdiçou dois pênaltis com o colombiano Edwin Cardona. Primeiro, ele bateu para fora, e depois parou em Rafael. Além disso, a equipe mandante também acertou a trave em duas oportunidades.
Fora de casa, o Tricolor ainda não foi vazado na atual edição da Libertadores. Em quatro jogos, são três vitórias (1 a 0 contra o Talleres e 2 a 0 contra Libertad e Alianza Lima) e o empate em Medellín por 0 a 0.
Dentro de casa, no entanto, o São Paulo venceu apenas um de seus três jogos até aqui, contra a equipe argentina, e empatou com Libertad e Alianza Lima.
O Atlético Nacional perdeu todos os três jogos que fez longe do Atanasio Girardot na Libertadores deste ano, sendo dois deles no Brasil, para Internacional/RS e Bahia.
Nas últimas duas edições que participou, em 2021 e 2024, o São Paulo chegou até as quartas de final, caindo para Palmeiras e Botafogo, respectivamente, ambos campeões nas edições que eliminaram o Tricolor.
Com foco total na Libertadores, Hernán Crespo poupou quase todos os titulares no sábado, quando o time alternativo buscou o empate por 2 a 2 contra o Sport na Ilha do Retiro, com gols de Lucas Moura e Maik. O time paulista perdia por 2 a 0.
Para o duelo contra os colombianos, Crespo deverá repetir a formação do jogo de ida. Alguns dos principais desfalques são Calleri, Oscar, Arboleda, Wendell e Ryan Francisco, todos ainda machucados, além de Rafael Tolói, zagueiro que não foi inscrito a tempo.
O time colombiano poupou seus titulares no fim de semana e empatou com o Fortaleza por 2 a 2, em casa, pela 7ª rodada do Clausura. O Atlético Nacional é vice-líder do Colombiano com 12 pontos, atrás do Junior Barranquilla, com 14.
O técnico Javier Gandolfi não tem desfalques e deve repetir o time que empatou com o São Paulo no jogo de ida.
São 13 confrontos entre as equipes. O São Paulo tem cinco vitórias, os colombianos quatro e foram outros quatro empates.
Demais
Hoje também pelos jogos de ida das oitavas de final: 19h – Velez Sarsfield/ARG x Fortaleza (ida 0 x 0) e às 21h30 – Racing/ARG x Peñarol/URU (ida 0 x 1).
Amanhã, às 19h – Estudiantes/ARG x Cerro Porteño/PAR (ida 1 x 0) e às 21h30 – Internacional/RS x Flamengo (ida 0 x 1). Na quinta-feira, às 19h – LDU/EQU x Botafogo/RJ (ida 0 x 1) e às 21h30 – Palmeiras x Universitário/PER (ida 4 x 0) e River Plate/ARG x Libertad/PAR (ida 0 x 0).
Sul-Americana
Pelos jogos de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, hoje, às 19h – Huracán/ARG x Once Caldas/COL (ida 0 x 1) e às 21h30 – Fluminense x América de Cali (ida 2 x 1) e Mushuc Runa/EQU x Independiente Del Valle/EQU (ida 0 x 1).
Amanhã, às 19h – Cienciano/PER x Bolívar/BOL (ida 0 x 2) e às 21h30 – Universidad Católica de Quito/EQU x Alianza Lima/PER (ida 0 x 2) e Independiente/ARG x Universidad Católica do Chile (ida 0 x 1).
Na quinta-feira, às 19h – Godoy Cruz/ARG x Atlético/MG (ida 1 x 2) e às 21h30 – Lanús/ARG x Central Córdoba/ARG (ida 0 x 1).
São Paulo x Atlético Nacional
São Paulo – Rafael; Ferraresi, Alan Franco e Sabino; Cédric Soares, Bobadilla, Marcos Antônio, Lucas Moura (Alisson) e Enzo Díaz; Luciano e André Silva. Técnico – Hernán Crespo.
Atlético Nacional – Ospina; Roman Mosquera, Arias Henao, Tesillo e Camilo Candido; Campuzano, Zapata e Cardona; Hinestroza, Marlos Moreno e Morelos. Técnico – Javier Gandolfi.
Árbitro – Maximilano Ramírez (ARG)
Local – Morumbis, às 21h30.

