São Paulo e Portuguesa se enfrentam hoje, às 19h30, no MorumBIS, pela 4ª rodada do Paulistão. Transmissão pela TV Record.
Na rodada passada, o Tricolor vencia o Corinthians por 1 a 0, na Neo Química Arena, quando sofreu o empate de Breno Bidon no fim. Com isso, o time comandado por Hernán Crespo encontra-se na 10ª posição, com quatro pontos.
A Lusa por sua vez, derrotou o Velo Clube por 2 a 0, no Canindé, gols de Renê, de pênalti e Maceió nos acréscimos. O time soma três pontos na 12ª posição, estando a apenas um da zona do rebaixamento. A Lusa iniciou a campanha com derrotas para Palmeiras e Capivariano, ambas por 1 a 0.
A princípio o técnico Fábio Matias possui o elenco inteiro à disposição, sem atletas suspensos ou lesionados. Fica a dúvida se ele vai manter os titulares ou fazer alterações.
O Tricolor possui vantagem no histórico geral entre as equipes, segundo dados do site O Gol. São 105 vitórias, contra 54 da Lusa, além de 60 empates. O duelo mais recente terminou 2 a 1 e foi há quase um ano, em 29 de janeiro de 2025. Naquele dia, André Silva e Ryan Francisco balançaram as redes no Pacaembu, enquanto Renan Peixoto descontou.
Alisson
O Corinthians avançou nas negociações pelo empréstimo do volante Alisson e recebeu do São Paulo uma contraproposta com valor de R$ 1,5 milhão para fechar o negócio. O Timão avalia internamente a pedida. Caso a diretoria corintiana aceite a proposta tricolor, Alisson será emprestado até o fim de 2026, com opção de compra.
Inicialmente, cogitou-se uma troca de jogadores. O São Paulo rejeitou a lista de possíveis atletas corintianos que poderiam ser envolvidos na troca. Por isso, a negociação passou a ser de empréstimo.
Alisson atuou apenas 45 minutos nesta temporada e não foi relacionado para os dois últimos jogos do São Paulo, justamente por estar negociando com o rival.
Rodriguinho
O São Paulo formalizou o aval para a venda do meia Rodriguinho ao Red Bull Bragantino. Negociação foi fechada em três milhões de dólares (R$ 16 milhões). Além disso, o Tricolor Paulista mantém 20% dos direitos em caso de venda futura.
Rodriguinho tinha contrato somente até dezembro e o vínculo não seria renovado. Ele poderia assinar pré-contrato e deixar o São Paulo gratuitamente em julho.
Cauly
O Bahia recusou uma proposta do São Paulo para contratar o meia Cauly. O Tricolor gostaria de um empréstimo com opção de compra, mas o time baiano só aceita liberar o armador por meio de venda. Seu contrato vai até dezembro de 2028. Em 174 jogos pelo Bahia, Cauly soma 23 gols e 26 assistências.
Cauly não repetiu as boas atuações de 2023 e 2024 e por isso, perdeu a titularidade no Bahia.
O meia atuou pelo Colônia, da Alemanha, em 2014, e migrou para o futebol búlgaro cinco anos depois. Pelo Ludogorets, entre 2019 e 2023, marcou 27 gols e deu 11 assistências em 115 jogos.
São Paulo x Portuguesa
São Paulo – Rafael; Maik, Arboleda, Alan Franco e Wendell (Nicolas); Pablo Maia (Bobadilla), Marcos Antônio e Danielzinho; Ferreirinha, Luciano e Tapia. Técnico – Hernán Crespo.
Portuguesa – Bruno Bertinato, João Vitor, Gustavo Henrique, Eduardo Biazus e Caio Roque; Guilherme Portuga, Gabriel Pires e Zé Vitor; Ewerthon, Renê e Maceió. Técnico – Fábio Matias.
Árbitro – Raphael Claus
Local – Canindé, às 19h30.

