Ícone do site Rápido no Ar

São Paulo estreia hoje na Taça Libertadores contra o Talleres

O São Paulo estreia na hoje na Taça Libertadores da América. O Tricolor enfrenta o Talleres, às 21h, no Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina.

Tricampeão da Libertadores, o São Paulo volta a disputar a competição neste ano, pois no ano passado jogou a Copa Sul-Americana, sendo eliminado pela LDU Quito nas quartas de final.

Rubens Chirri

ADVERTISEMENT

O Tricolor Paulista busca o tetracampeonato, algo inédito entre clubes brasileiros, afinal levantou a taça em 1992, 1993 e 2005. Este será o jogo de número 200 do clube na competição continental.

O São Paulo está no Grupo B, chave que tem também o Barcelona/EQU e o Cobresal/CHI. Os dois melhores colocados avançam para as oitavas de final da competição.

O São Paulo não entra em campo desde o dia 17 de março, quando foi eliminado nas quartas de final do Campeonato Paulista 2024 em disputa de pênaltis contra o Novorizontino, no Morumbis.

O técnico Thiago Carpini, que ganhou um voto de confiança da diretoria, tem apenas uma dúvida e ela está no ataque. O comandante aguarda o departamento médico para saber as reais condições do argentino Calleri. Caso seja vetado, André Silva, ex-Vitória de Guimarães, começará a partida.

O Estádio Mario Alberto Kempes, com capacidade para 57 mil torcedores, não traz boas lembranças ao torcedor tricolor. Além de ter perdido a final da Sul-Americana de 2022 para o Independiente del Valle, o São Paulo foi derrotado por 2 a 0 na Pré-Libertadores de 2019 e não conseguiu reverter o resultado no Morumbi, sendo eliminado pelos argentinos.

O Talleres jamais perdeu para o Tricolor na história. Em quatro jogos, foram três empates e uma vitória por 2 a 0. Antes do último encontro, as equipes jogaram pela Copa Mercosul de 2001. No último encontro, 0 a 0 no Morumbi. Na ocasião, Juan Pablo Vojvoda, hoje no Fortaleza, era o treinador do time argentino.

O Talleres não venceu nenhuma competição em 2023, mas conseguiu a vaga para a Libertadores por ter a segunda melhor campanha geral no Campeonato Argentino. Em 27 jogos, somou 50 pontos, com 14 vitórias, oito empates e cinco derrotas. O grande destaque do time foi o meia Rodrigo Garro, hoje no Corinthians.

Na atual edição da Copa da Liga Argentina, o Talleres vem fazendo uma campanha surpreendente. Com 22 pontos, ocupa a vice-liderança do Grupo A, tendo o segundo melhor ataque da chave com 21 gols (média de 1,75 por partida). Destaque para a dupla de ataque formada por Ramón Sosa e Federico Girotti.

Nos últimos seis jogos, a defesa do Talleres foi vazada apenas três vezes, incluindo o empate em 2 a 2 com o River Plate. Nos últimos três jogos da Liga Nacional, o Talleres não sofreu um gol sequer. Em seu último compromisso, venceu Vélez Sarsfield por 1 a 0, gol contra de Mammana.

Talleres x São Paulo
Talleres – Guido Herrera; Navarro, Rodríguez, Catalán e Benavídez; Ortegoza, Portilla e Portillo; Bota, Frederico Girotti e Ramón Sosa. Técnico – Walter Ribonetto.
São Paulo – Rafael; Rafinha, Arboleda, Diego Costa e Welington; Pablo Maia, Alisson, Wellington Rato e James Rodríguez; Lucas Moura e André Silva. Técnico – Thiago Carpini.
Árbitro – Alexis Herrera (Venezuela)
Local – Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina, às 21h.

Sair da versão mobile