Ícone do site Rápido no Ar

São Paulo: 10º BAEP é campeão de Torneio Estadual sobre Táticas e Técnicas de Comando

Fotos: 10º BAEP

A Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), sediada em São Paulo (SP), promoveu no último dia 13 deste mês o 14º Torneio de Táticas e Técnicas de Comando (TTTC), que reuniu 36 policiais militares de 12 diferentes Unidades da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), incluindo a ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) e outras unidades de Elite, mas quem sagrou-se campeão foi o 10º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) de Piracicaba (SP) que pela primeira vez participa desta disputa.

O torneio é um exercício aberto para toda a Polícia Militar e tem como intuito avaliar os conhecimentos técnicos operacionais das equipes, premiando as que se destacassem através dos desafios propostos.

A Academia do Barro Branco forma oficiais da Polícia Militar e sua missão oficial é promover com excelência as atividades de ensino aos integrantes da Polícia Militar que se preparam para o exercício do Oficialato, tendo por referência a ciência pedagógica, a técnica policial e as relações humanas.

No dia do torneio foram montadas seis bases operacionais práticas, que consistiam em simulações de ocorrências envolvendo autoridades com imunidades; gerenciamento de crises em ocorrência de gravidade; agressores ativos; indivíduos em posse de armas de fogo (CAC); roubo com retenção de vítima/refém e roubo a carro-forte com resgate tático de policial ferido.

A equipe do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia obteve como resultado média 9,4 em suas notas, cometeu menos erros e sagrou-se a grande campeã do difícil e bem elaborado torneio. Cada policial deste Batalhão recebeu, como prêmio dos patrocinadores do evento, um notebook de última geração, um torniquete tático, um kit de suplementos alimentares, uma bolsa de estudos e o oficial que comandou a equipe (1º tenente/Danilo) foi convidado a ministrar aulas de procedimentos operacionais na Academia de Polícia Militar do Barro Branco para os Oficiais em formação.

Para o tenente e sua equipe, ganhar o torneio, “foi uma grande honra, além de que eles terão seus nomes gravados no troféu histórico do torneio, para a eternidade, como campeões. A competição também permitiu a inclusão de todo o corpo discente da APMBB, cerca de 800 alunos, em ambientes de transmissão de conhecimento prático, contribuindo para a formação dos futuros Comandantes da Polícia Militar.

O comandante do 10º BAEP, tenente-coronel/PM José Antônio Golini Junior, disse que a vitória representa o compromisso do Batalhão com a excelência em diversos campos da atividade pública.

“A APMBB é órgão de excelência no ensino e formação e o evento foi extremamente bem elaborado por seu comandante e equipe, com simulações ultrarrealistas e avaliações severas feitas por profissionais de referência em cada área. Vale ressaltar que retornando desse dia vitorioso em São Paulo, a equipe campeã ainda se juntou às demais equipes do 10º BAEP para atuar em ocorrência de roubo a carro-forte com retenção de reféns, em Araras/SP, onde permaneceu até o término com a liberação das vítimas e prisão dos criminosos, obtendo nova vitória.”

Sair da versão mobile