Precisando se reforçar para evitar um novo rebaixamento para a Série B, o Santos foi ao mercado e conseguiu o empréstimo do atacante Lautaro Díaz junto ao Cruzeiro.
O argentino, de 27 anos, não vinha sendo aproveitado pelo técnico Leonardo Jardim. Para se ter uma ideia, não completou os sete jogos do Campeonato Brasileiro e desta forma, está livre para defender o Peixe na competição.
A chegada do executivo Alexandre Mattos ao clube intensificou as conversas e as partes alinharam um acordo neste final de semana.
Para contratar o atacante, o Santos venceu a concorrência do Grêmio e de equipes do exterior. Ele somou apenas 75 minutos nos últimos três meses pelo Cruzeiro.
Lautaro Díaz chegou ao Cruzeiro em julho do ano passado, vindo do Independiente del Valle, do Equador. A Raposa pagou 3 milhões de dólares por 70% dos direitos econômicos do jogador, que tem contrato até o fim de 2028.
Lautaro Díaz iniciou a carreira no Estudiantes, da Argentina, e foi emprestado Villa Dálmine, também da Argentina, antes de ser cedido ao Independiente Del Valle, do Equador, em 2022.
Na equipe equatoriana, o argentino foi artilheiro e um dos destaques na campanha do título da Copa Sul-Americana. Foram 59 partidas e 16 gols marcados. Além da Copa Sul-Americana, o atacante conquistou a Copa do Equador de 2022, a Supercopa do Equador de 2023 e a Recopa Sul-Americana de 2023.
Nesta temporada, Lautaro Díaz disputou somente 18 jogos pelo Cruzeiro e marcou dois gols. Seu último jogo foi contra o Mirassol, em 18 de agosto, quando entrou nos minutos finais da partida, no lugar de Wanderson. No ano passado foram 24 jogos e também dois gols. No Santos usará a camisa 21.
Mais três
O Santos também anunciou a contratação do zagueiro Adonis Frías. O defensor argentino de 27 anos pertencia ao León, do México, e foi campeão da Liga dos Campeões da Concacaf de 2023. Os valores da negociação não foram divulgados.
Frías foi formado nas categorias de base do Defensa Y Justicia, da Argentina. Pela equipe, ele conquistou a Copa Sul-Americana de 2020 e a Recopa Sul-Americana, de 2021.
Frías firmou contrato até 31 de dezembro de 2028. Com o acerto, a diretoria santista desistiu do zagueiro Matheus Dória, ex-São Paulo e Botafogo.
Antes dele foi anunciado o paraguaio Alexis Duarte. O Peixe entrou em acordo com o Spartak de Moscou para a compra do zagueiro de 25 anos, que assinou um contrato de quatro temporadas.
Alexis Duarte foi revelado pelo Cerro Porteño, clube no qual se profissionalizou e ganhou destaque. Foi campeão Paraguaio de 2020 e do Clausura de 2021. Em 2023, foi comprado pelo Spartak de Moscou.
Já o veterano Gil negocia a rescisão com o Santos e pode adiantar os planos de se aposentar. O jogador de 38 anos foi liberado pelo Peixe e não tem treinado com o elenco.
O meia Victor Hugo, do Flamengo, também foi emprestado ao Santos. O jovem revelado no Ninho do Urubu firmou contrato com o Peixe até o final de 2026.
O jogador de 21 anos estava no Göztepe, da Turquia, e havia retornado ao Flamengo em junho deste ano. Foram 106 jogos, seis gols e cinco assistências pelo Mengão. O meia integrou o elenco que conquistou as Copas do Brasil de 2022 e 2024, e a Taça Libertadores, em 2022.

