Marcelo Teixeira confirmou todo seu favoritismo e foi eleito o novo presidente do Santos. Vai substituir Andres Rueda e comandar o clube até 2026.
Após eleito, Teixeira demonstrou otimismo na retomada do clube à elite do futebol brasileiro e afirmou que vai propor ao Conselho Deliberativo que a histórica camisa 10 do Rei Pelé seja “aposentada” durante a disputa da Série B.
“Enquanto o Santos não subir e estar no seu patamar digno, nós não atuaremos com a camisa 10. Em memória e em honra”, disse o presidente eleito.
Teixeira recebeu 53% dos votos, superando outros quatro concorrentes. Foram 4.762 mil votos, contra 1.378 de Maurício Maruca. Rodrigo Marino (1.073), Ricardo Agostinho (1.011) e Wladimir Mattos (562) aparecem logo atrás. Cerca de 17 mil sócios do Santos estavam aptos à votação.
Será a terceira passagem de Marcelo Teixeira pelo Peixe. Com certeza será a mais complicada, afinal de contas, pela primeira vez o alvinegro foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. O advogado Fernando Gallotti Bonavides será o seu vice no próximo triênio.
Teixeira comandou o Santos pela primeira vez em 1992, ficando até o ano seguinte. Voltou a comandar o clube de 2000 a 2009, quando o clube conquistou o bicampeonato brasileiro (2002 e 2004) e do Paulistão (2006 e 2007). Em 2003, o time da Vila também foi vice-campeão da Copa Libertadores, perdendo para o Boca Juniors na final.
O Santos tem encaminhado um patrocínio que pode render ao clube cerca de R$ 100 milhões. Além disso, a Vila Belmiro vai se tornar uma arena, com capacidade para 35 mil lugares, em parceria com a WTorre. Teixeira assumirá o cargo no dia 1º de janeiro.
Marcelo Teixeira revelou também que Neymar pediu para a camisa 11 do Santos deixar de ser usada.“Ontem recebi um telefonema dele e ele disse: “Presidente, já aposentou a 10 até voltar à primeira (divisão). Então, aposenta a 11 até quando eu voltar”.
*Foto: Santos FC